As contribuições do serviço social na atenção a pessoa idosa junto ao grupo da terceira idade de nova canaã do norte.

Páginas: 12 (2920 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
As Contribuições do Serviço Social na Atenção a Pessoa Idosa Junto ao Grupo da Terceira Idade de Nova Canaã do Norte.





RESUMO


O presente trabalho trata da contribuição do serviço social na atenção a pessoa idosa junto ao grupo da terceira idade de Nova Canaã do Norte, sendo que o objetivo geral é mostrar as contribuições do serviço social na atenção e cuidados aos idosos de NovaCanaã do Norte. A metodologia do estudo para a realização deste trabalho deu-se através de pesquisa de campo e bibliográfica, em sites, documentos oficiais: Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso e legislações especificas dos Idosos e também arquivos digitais da Prefeitura Municipal de Nova Canaã do Norte, na pesquisa de campo foram coletadas informações sobre o trabalho realizado com osidosos, junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. Com esse estudo foi possível conhecer o trabalho realizado com os idosos de Nova Canaã do Norte.


Palavra Chave: Serviço Social. Idosos. Direitos.


1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem a intenção de contribuir para que se ampliem os conhecimentosacerca das ações individuais e coletivas desenvolvidas pelo assistente social no grupo da Melhor Idade de Nova Canaã do Norte, tendo como objetivo geral mostrar as contribuições do serviço social na atenção e cuidado ao idoso, e como objetivos específicos; verificar a existência do trabalho do assistente social junto ao grupo da terceira idade, verificar quais programas que são oferecidos, e se sãoexecutados e também verificar os trabalhos realizados no centro de convivência dos idosos. Sendo assim o texto focaliza a prática do Serviço Social, tendo como determinante a valorização do idoso, enquanto sujeito de direito. Assim sendo o Serviço Social na prática com o idoso, tem o desafio de conscientizar a população do verdadeiro papel do idoso, garantindo o seu lugar na sociedade. Levando emconsideração os programas públicos que são oferecidos para contribuir com a qualidade de vida do idoso.


2 DESENVOLVIMENTO




FIGURA 1 – Casal de Idosos
FONTE: http://wss0271.files.wordpress.com/2011/02/idosos-91.jpg



“A melhor idade. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades,mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.” (MENDES, 2012).
Idoso é toda pessoa com 60 anos ou mais, que possui direitos: à vida, ao respeito, ao atendimento de suas necessidades básicas, à saúde, à educação, ao esporte, ao Lazer, à moradia, ao transporte e à justiça. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é classificado o envelhecimentoem quatro estágios: Meia-idade: 45 a 59 anos; Idoso (a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos e Velhice extrema: 90 anos em diante.

Carrivale (2009) [...] hoje, o velho é visto como um ser passado, que já não está na moda, Mas nem sempre foi assim, a imagem que se tem da velhice mediante diversas fontes históricas varia de cultura em cultura, de tempo em tempo e de lugar em lugar. NasCivilizações e épocas históricas eles eram considerados como uma fonte de sabedoria e desenvolviam um papel essencial na vida do dia a dia das sociedades as quais pertenciam.


“[...] critério mais comum para definir uma pessoa idosa é o limite etário. Parte-se do princípio de que o envelhecimento de um indivíduo está associado a um processo biológico de declínio das capacidades físicas, relacionado anovas fragilidades psicológicas e comportamentais. Com a edição do Estatuto do Idoso, a Lei 10.741/2003, o conceito legal de idoso foi delineado tendo-se por base a idade de 60 anos. “Art. 1° É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos”. (BARBOSA, 2008, p.3)




2.1 ESTATUTO DO IDOSO


O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições do serviço social na atenção a pessoa idosa
  • As contribuições do serviço social na atenção à pessoa idosa
  • As contribuições do serviço social na atenção e cuidado especial à pessoa idosa
  • o serviço social na terceira idade
  • Serviço social e terceira idade
  • serviço social
  • A saúde da pessoa idosa: imunização na terceira idade
  • A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!