as contribuições de Piaget

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, VIGOSTKI E WALLON.

Obs: Estes são fragmentos de texto extraídos dos capítulos I, II, III e IX, escritos por Cíntia Gomide e Adriana Vaz, do livro Criança e Desenvolvimento, Vol. 2.

Piaget
“Para Piaget (1995)
A criança como o adulto, só executa alguma ação exterior ou mesmo inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e este se traduz sempre sobre aforma de uma necessidade (uma necessidade elementar ou um interesse, uma pergunta, etc). (PIAGET, 1995, p.14)”
“ Ele defende que:
os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas;
o conhecimento não está pré-formado no sujeito e nem está totalmente pronto, acabado, determinado pelo meio exterior, independente da organização do indivíduo;
o conhecimento apresenta uma idéia de criançaem suas especificidades e não como a miniatura de um adulto, e a infância como um período dinâmico da vida humana, caracterizado por complexas transformações.”

“A resposta da criança a um desafio intelectual precisa sempre ser respeitada como uma hipótese construída e não meramente valorada pelo adulto como “certa” ou “errada”. Os questionamentos e os conceitos infantis devem ser encaminhadosgradativamente pelo professor de forma que possibilitem a criança “tomar consciência” das contradições de suas afirmações.”
“A noção de estágios é um tema central na abordagem piagetiana. Para Piaget, o desenvolvimento intelectual é o processo pelo qual as estruturas da inteligência se constroem progressivamente por meio da dinâmica e contínua interação entre o sujeito e o meio. Os estágiospossuem um caráter integrativo, ou seja, as estruturas de um nível encontram-se integradas ao nível posterior.”

Vygotsky
“Vygotsky enfatiza que a maioria das habilidades e conhecimentos que dispõe os seres humanos, como por exemplo: usar talheres, dirigir carros, usar o computador, só se aprendem socialmente, por meio da apropriação da experiência sócio-cultural de gerações.”
“A Mediação, emtermos genéricos, é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. Estando numa posição mediadora entre o indivíduo e o mundo real a mediação

consiste em uma espécie de filtro por meio do qual o homem será capaz de ver o mundo e operar sobre ele. Quando um indivíduo vê por exemplo um avião, ele écapaz de interpretar este objeto como um avião e não como um amontoado de informações perceptuais, O conceito de avião construído socialmente, consiste numa representação mental que faz a mediação entre o indivíduo e o objeto real que está no mundo.(OLIVEIRA, 2004, p. 36).”

“Questões centrais do trabalho de Vygotsky:
a questão da mediação, ou seja, a concepção de que o homem não se relacionadiretamente com o mundo, mas é mediado por vários elementos;

a questão dos instrumentos (linguagem e os signos) que podem tanto ser de ordem material quanto simbólica e a importância dos símbolos como fatores fundamentais para a própria humanização do homem. Vygotsky defende que o desenvolvimento do pensamento é definido pelo uso que os homens fazem dos instrumentos simbólicos.”


“A Zona deDesenvolvimento Proximal (ZDP) constitui-se pelas funções que ainda não estão maduras, mas em processo de desenvolvimento e que poderão efetivar-se graças ao auxílio do outro mais experiente e capaz. Vygotsky afirma que “o que a criança pode fazer hoje com o auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã por si só” (VYGOTSKY, 2002,p. 113)”
“O professor deve conhecer o nível de desenvolvimento dascrianças e ter em vista os objetivos pedagógicos almejados para a turma, por meio do direcionamento de sua atuação para os estágios de desenvolvimento ainda não incorporados por elas, mas que estão em processo de apropriação, pois se assim o fizer estará efetivamente, contribuindo para o desenvolvimento intelectual de seus alunos.”

Wallon
“Wallon propõe em sua teoria ver a criança de um modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jean Piaget e suas contribuições para educação
  • Contribuições de piaget para o ensino- aprendizagem
  • Contribuições de Piaget para o ensino aprendizagem
  • As contribuições de piaget e vygostky e wallon
  • Piaget e freud e suas contribuições na educação
  • Contribuições de Piaget e Vygotsky para a linguagem na psicologia.
  • Jean Piaget e Vigotsky, principais contribuições
  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!