AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015

EVOLUÇÃO EDUCACIONAL
Alan Ferreira Cotrim











AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM










São Bernardo do Campo
2014


Alan Ferreira Cotrim







AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM






Trabalho elaborado para curso dePós-graduação em Psicomotricidade, sala de apoio em São Bernardo do Campo para a disciplina Diagnóstico e Intervenção Institucional/Clínica sob a orientação do Prof. Hamilton Telles.







São Bernardo do Campo
2014

Introdução

A Psicomotricidade e o desenvolvimento psicomotor é de suma importância para o tratamento de problemas/transtornos que dificultam a aprendizagem . Neste trabalho serãoapresentados argumentos que mostram como podemos fazer uso deste recurso de forma eficiente para o diagnóstico e melhora destes problemas, tornando a vida destes indivíduos a mais normal possível.

Este trabalho será desenvolvido através de revisão de literatura.

























As contribuições da psicomotricidade no diagnóstico e intervenção dos transtornos e/ou dificuldades de aprendizagemSempre que se fala em Psicomotricidade o primeiro pensamento que vem à mente relaciona-se à motricidade, ou seja, a capacidade que o ser humano tem de realizar movimento e, por conseguinte, o desenvolvimento do corpo.

Mas, na realidade, a Psicomotricidade é uma ciência mais profunda, que está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas eorgânicas, sendo, deste modo, sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização (ISPE, 2007).

De acordo com Fonseca (1995) apud Krug et al (2004), com o intuito de ajudar crianças a minimizarem suas dificuldades de aprendizagem e organizarem-se psicomotoramente, alguns estudos têm sido desenvolvidos usando a psicomotricidade como ferramenta básica de trabalho, pois sabe-se que ela atua diretamente na organização das emoções, percepções e nas cognições, visando a utilização em respostas adaptativas previamente planejadas eprogramadas.

O desenvolvimento psicomotor é estudado, analisado e mensurado através de diferentes elementos ou fatores. Segundo Fonseca (1995), são eles: noção do corpo, estruturação espaço-temporal, lateralização, equilibração, tonicidade, praxia global e praxia fina.

Para Lima e Barbosa (2007) a psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade e é fundamental no desenvolvimento dospadrões motores básicos de locomoção, manipulação e tônus corporal.

De acordo com Barreto (2000), apud Molinari e Sens (2003), “o desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo.”

Le Bouch (1984, 1987) considera a educação psicomotora básica para o ensino infantil, vistocondicionar todas as aprendizagens pré-escolares e escolares, favorecendo a consciência do corpo, sua lateralidade, lugar ocupado no espaço, domínio do tempo e habilidade para coordenar os movimentos. Desse modo, a educação psicomotora deve ser implementada desde o início da infância, colaborando para a prevenção de transtornos de aprendizagem.

Apresenta três objetivos básicos: obtenção do domíniocorporal, com a consolidação das aquisições psicomotoras; controle da inibição voluntária, com melhoria da concentração para o aprendizado escolar e interação social, com atitudes de solidariedade para com os colegas. As atividades devem ser realizadas em lugar apropriado, com material diversificado (bolas, espaguetes, colchonetes, jogos) para a expressão das necessidades intelectivas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições da psicomotricidade no desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem
  • As contribuições do diagnóstico da dificuldade de aprendizagem para as séries iniciais
  • Dislexia ou dificuldades de aprendizagem? definição, diagnóstico e intervenção
  • Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade
  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
  • O PSICOPEDAGOGO E SUA INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  • SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO (SAP)_ UMA PRÁTICA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  • dificuldades e transtornos de aprendizagem na infância e adolecencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!