As contribuições da literatura infanto-juvenil para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental

Páginas: 11 (2696 palavras) Publicado: 23 de julho de 2012
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

MARIA DA CONSOLAÇÃO FERNANDES CASTRO

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

IPATINGA – Minas Gerais
2012
FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

MARIA DA CONSOLAÇÃO FERNANDES CASTRO

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA O PROCESSO DEALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo Científico Apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento.

IPATINGA – Minas Gerais
2012
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria da Consolação Fernandes CastroRESUMO

O eixo central deste trabalho será o de demonstrar como as atividades envolvendo a Literatura infanto-juvenil podem contribuir para os processos de alfabetização nos anos iniciais. Desta forma, por meio de uma revisão de literatura, buscou-se compilar os dados mais relevantes sobre o assunto.
Diante de todos os desafios apresentados ao professor alfabetizador na atualidade é funçãodo educador buscar novas metodologias e estratégias que possam auxiliá-lo a desenvolver um trabalho significativo e que proporcionem aos alunos uma aprendizagem efetiva. Valendo-se das ideias de Coelho, Kleiman, Cagliari, Soares, Travaglia, dentre outros, por meio de uma revisão bibliográfica, o objetivo em torno do qual se centrou as discussões foi o de analisar as possíveis contribuições do usoda literatura infantil como recurso para o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao discorrer sobre as nuances da alfabetização e sua relação com a alfabetização nos anos iniciais pode-se concluir que e a relevância da ludicidade - presente no desenho e na literatura infantil, que, quando encaminhada com criatividade e intencionalidade, pode tornar-se um componenteimportante no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que há a necessidade de o professor envolver-se de forma ativa na produção de material e planejamento de encaminhamento do mesmo, como forma de aprofundar seus conhecimentos sobre alfabetização necessários ao ensino.

Palavras-Chave: Literatura Infantil. Alfabetização. Contribuições

Introdução

Sabemos que os processos dealfabetização desafiam os educadores e que a busca de metodologias inovadoras se fazem presentes a cada dia nas escolas. No que tange aos processos de alfabetização e o uso da literatura infantil este uso torna-se mais urgente, considerando que as crianças gostam do maravilhoso e imaginável e com isso podemos alfabetizar de forma prazerosa.
A alfabetização é um processo. Essa ideia é um ponto deconvergência entre as atuais teorias sobre o tema. Constatar que aprender consiste num processo implica compreender que a alfabetização acontece no tempo, ou seja, existe um antes e um depois.
Outra convergência é o reconhecimento de que trata se de um processo dinâmico, pois o movimento é sua característica; ativo porque necessita de participação dos professores e alunos, múltiplo, porque acontece na vidasocial e exige a mobilização de várias estratégias no processo de aprender.
Assim sendo, entende-se que o processo de apropriação do sistema de escrita, que possibilita ao aluno ler e escrever corresponde ao que se denomina alfabetização, de que são muitas as facetas: consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações fonema/grafema, habilidades de codificação e descodificação dalíngua escrita, conhecimento e reconhecimento dos processos de tradução da forma sonora e da fala para a forma gráfica da escrita.
A alfabetização é um processo específico e indispensável da apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia. Em outras palavras, alfabetização diz respeito á compreensão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • A ALFABETIZAÇÃO, POR INTERMÉDIO DA LITERATURA INFANTIL, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Alfabetização do hiperativo nos anos iniciais do ensino fundamental
  • PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
  • A LITERATURA E A MAGIA DA LITERATURA E SUAS IMPLICACOES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • anos iniciais do ensino fundamental
  • ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Contribuições da teoria das inteligências multiplas ao processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!