As contribuições da Literatura infantil para o desenvolvimento da leitura

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2015
AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Antônio Jaeverson Ferreira de Mesquita
Graduando do curso de Pedagogia do DE/CAP/UERN
jaeverson.mesquita@zipmail.com

Maria Wellitânia Rodrigues
Graduanda do curso de Pedagogia do DE/CAP/UERN
wellitania22@hotmail.com

Profª. Orient. Carliana de Moura Dutra
Professora Especialista do DE/CAP/UERNcarlianadutra@hotmail.com

RESUMO: O objetivo desse trabalho é mostrar o importante papel da leitura na formação intelectual e social do indivíduo, considerando a literatura infantil como um dos principais recursos para trabalha-la em sala de aula. A literatura infantil se constitui como gênero literário no século XVII. Nessa época, ocorreram algumas mudanças na sociedade. Uma das principais mudanças foi anova concepção de infância, quando a criança deixa de ser considerada um adulto em miniatura e passa a ter suas especificidades respeitadas. A partir de então, ficou clara a necessidade de se escrever textos infantis, com a finalidade de servir como instrumento pedagógico. A literatura infantil pode ser uma grande aliada na prática do professor, pois permite que ele fale “a língua das crianças”,facilitando a comunicação e garantindo o melhor aproveitamento das aulas. Esse gênero literário desperta na criança o prazer e a curiosidade de entrar num mundo imaginário, onde tudo é possível pensar e realizar. A criança sente prazer ao ler ou ouvir uma história, imaginando várias situações e enredos para ela, fazendo da imaginação um lugar de encantamento. Esse encantamento faz com que a criançaqueira estar mais vezes nesse universo particular que só a leitura pode proporcionar. Aos poucos vai se desenvolvendo o gosto e o hábito de ler. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, onde se utilizou como base o pensamento dos autores ABRAMOVICH (1995); LERNER (2002); LOBATO (1964); LOURENÇO (1968) e REZENDE (2005). O que se pode concluir é que apesar de a literaturainfantil ser, inegavelmente, um ótimo, se não o melhor, recurso para desenvolver o hábito da leitura nas crianças, é preciso que o professor tenha criatividade para trabalha-la em sala de aula, incentivando a sua leitura e traçando objetivos a serem alcançados através dela.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil. Leitura. Prática do professor.

1 Introdução

Trabalhar com leitura hoje é um dosmaiores desafios das nossas escolas, visto que as mesmas não parecem estar preocupadas em estimular o hábito da leitura pelo simples prazer de ler. O que se vê são métodos de ensino ainda muito voltados para a leitura para aprender, para desenvolver algum conceito. Nos dias de hoje, já não é adequada à prática da leitura descontextualizada, de frases soltas, sem nenhuma relação com o mundoexterior à escola.
Incentivar o hábito da leitura é, sem dúvida, uma das maiores heranças que o professor pode deixar para seus alunos. Quando incentivada de forma criativa contribui para a formação da identidade individual e coletiva do aluno, uma vez que será utilizada em contextos sociais e contribuirá para a inserção da criança no mundo letrado. Segundo Rezende:

A leitura é um ato de aberturapara o mundo. A cada mergulho nas camadas simbólicas dos livros, emerge-se vendo o universo interior e exterior com mais claridade. Entra-se no território da palavra com tudo o que se é e se leu até então, e a volta se faz com novas dimensões, que levam a reinaugurar o que já se sabia antes (REZENDE, 1993, p.164.).

A autora enfatiza o importante papel da leitura na formação do indivíduo, uma vezque nos faz desconstruir e reconstruir valores e conhecimentos preestabelecidos pelo senso comum. Ao ler por prazer a criança aprende ao mesmo tempo em que se diverte ao viajar, sem sair do lugar, para um mundo onde, enquanto durar a leitura, tudo é possível sonhar e realizar. Nossas escolas e nossos professores parecem ainda não terem percebido o papel crucial da leitura na formação dos seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • literatura infantil e suas contribuições na aprendizagem
  • Literatura infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças de, 0 a 5 anos.
  • Leitura e Literatura Infantil
  • LEITURA CRÍTICA DA LITERATURA INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • LITERATURA INFANTIL PARA DESENVOLVIMENTO DA CRIAN A
  • As Contribuições da leitura para o desenvolvimento do aluno na alfabetização
  • “Desenvolvendo a leitura através da literatura infantil.”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!