As construções do Egito Antigo

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013


Denisia Freitas
História



Tema:
As Construções das Pirâmides do Egito Antigo









As construções das pirâmides do Egito Antigo.
Pirâmides do Egito são monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. Como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice.
As três mais famosas pirâmides estão no planaltode Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo. Porem existe 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito, remanescentes do Antigo e Médio Império, muitas delas não conservadas, sendo a maioria, considerada templos mortuária para os faraós e suas concubinas, principalmente, mas também para sacerdotes e nobres mumificados. Algumas pirâmides tinham seus vértices decorados ouforjados com ouro.
Devido ao seu alto grau de complexidade arquitetônica, aos esforços empregados em suas construções, e a sua notável beleza, as pirâmides são culturalmente associadas ao misticíssimo, sendo a fonte de muitas hipóteses e lendas a cerca dos mistérios de sua construção e finalidade.
A construção das pirâmides sofreu uma evolução, desde o monte de areia de forma retangular que cobria asepultura do faraó, na fase pré-dinástica, passando pela mastaba, uma forma de túmulo conhecida no início da era dinástica. Foi Djoser, fundador da IV dinastia, quem mandou edificar uma mastaba inteiramente de pedra. Tinha 61 metros de altura e 6 degraus em toda a volta, com 160 metros de comprimento norte-sul e 16,05 metros de leste a oeste.
As pirâmides têm uma estrutura subterrânea complexa,composta de corredores e salas onde a sala funerária é escavada no solo. Depois da XX dinastia, as pirâmides entram na sua fase clássica com a construção da ampla necrópole de Gizé. Primeiramente, os egípcios escavavam um amplo complexo subterrâneo e depois construindo a pirâmide externa.
Muito se discute sobre a origem das pirâmides egípcias. Discursos marcados por misticismos tentam até hojeachar respostas para a complexa engenharia na construção desses locais sagrados no Egito Antigo. Algumas hipóteses não científicas apoiam a possibilidade de ajuda sobrenatural que os egípcios poderiam ter recebido ao longo de suas vidas. Todavia, as pirâmides foram implantadas com técnicas bastante desenvolvidas há mais de 2500 anos e o uso da matemática facilitou o cálculo na posição das pedras quese encaixaram umas sobre as outras.
Historiadores e arqueólogos, que buscam respostas para os mistérios nas construções das pirâmides, chegaram à conclusão de que cada bloco de pedra, que era lapidado para ser utilizado na construção, pesava cerca de duas toneladas. As fontes arqueológicas mostram que os próprios egípcios desenvolveram mecanismos para facilitarem o transporte das rochas e deoutras matérias-primas.
Os camponeses eram recrutados durante o período de seca do rio Nilo para ajudarem nas construções das obras piramidais. Essas construções duravam cerca de vinte a trinta anos e vários trabalhadores sofriam acidentes fatais durante o período de trabalho. Outro obstáculo na engenharia dessas obras eram os labirintos construídos na parte interna das pirâmides, pois os faraósqueriam proteger toda sua riqueza que ficariam guardadas no momento em que eles fossem mumificados e por isso pensavam em estratégias para enganar os violadores de tumba. 
Por se tratar de um local sagrado e cercado de poder simbólico para os faraós, os trabalhadores egípcios que sobreviviam ao final da construção eram assassinados, pois, eles sabiam dos códigos e segredos das armadilhas que eramestrategicamente elaboradas na parte interna das pirâmides. Isso explica os mistérios que cercam essas grandiosas construções da Antiguidade que ainda hoje servem de estudos sobre o passado humano.
Mesmo sabendo das técnicas utilizadas na construção dessas obras piramidais, alguns pseudoestudiosos levantam a discussão da existência de elementos proféticos nos corredores das Pirâmides. Segundo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Egito antigo
  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!