AS CONSTITUI OES BRSILEIRA

1503 palavras 7 páginas
As Constituições brasileiras
E seus principais pontos e formas de governo
Introdução:

O presente trabalho vem com o objetivo de mostrar a trajetória histórica das nossas constituições brasileiras, assim como seus cenários históricos ,desenvolvimentos, características e também suas falhas e contribuições . A constituição pode ser definida como a lei maior de uma sociedade politicamente organizada. É o modo pelo qual se forma se estabelece organiza uma sociedade. Assim com está definição começamos este trabalho desde 1824 a 1988 comentando e explorando as varias constituições que já foram usadas e criadas neste grandioso brasil.

Desenvolvimento:

Contexto Histórico

Criar uma constituição era uma tarefa muito difícil na época da independência. Assim em 3 de maio de 1823 a assembleia constituinte se reúne ,advogados ,juízes ,religiosos ,militares e poucos médicos e proprietários rurais e também funcionários públicos se juntam para escrever a 1ª constituição do Brasil Independente ,nesta primeira assembleia há grupos que defendem a diminuição do poder executivo e pedem que o imperador jure obedecia a constituição e que o parlamento seja o poder principal para defender a vontade da maioria ,já o outro grupo defendia que o poder deveria estar nas mãos do imperador. Em novembro de 1823 esta disputa pelos dois poderes acaba com a constituinte que é fechada por tropas militares neste contexto D. Pedro I com medo de perder poder, dissolve a Assembleia Constituinte Brasileira que já estava formada, convoca alguns cidadãos conhecidos por ele, e de portas fechadas começam a redigir o que seria a nossa primeira Constituição.

Constituição de 1824

Essa constituição é conhecida por estabelecer no Brasil um governo de monarquia hereditária e aplicar quatro poderes, executivo, legislativo, judiciário e moderador que era exercido pelo Imperador. Está foi imposta porem ela foi aprovada por algumas Câmaras Municipais da confiança de D. Pedro I, essa Carta,

Relacionados

  • FINAL Monografia Gabrielle Da Cunha Bassan PDF
    27606 palavras | 111 páginas