As.condições históricas dos movimentos funcionalistas

1550 palavras 7 páginas
0 FUNCIONALISMO EM SEUS PRIMÓRDIOS: A PSICOLOGIA A SERVIÇO
DA ADAPTAÇÃO

As.condições históricas dos movimentos funcionalistas

Nos dias atuais a psicologia pouco tem a ver com aquela produzida em no século XIX na Alemanha.
Faz-se necessário estabelecer uma distinção entre o funcionalismo norte americano sugerido na virada do século XIX para o século XX e um projeto da psicologia enquanto ciência de maneira mais abrangente.
As necessidades políticas resultantes do processo de modernização dos Estados Unidos e as características do sistema universitário daquele país no final do século XIX foram as condições básicas para que o movimento funcionalista se ajuste de uma forma mais organizada e sistemática.
O avanço industrial e o processo de urbanização, o avanço do sistema escolar e outros processos decorrentes do processo de modernização que acometeram os Estados Unidos e parte da Europa em meados do século XIX, trouxeram uma demanda de vários ajustes, exames e controles sobre os indivíduos, que Foucault (1977) denomina poder disciplinar.
Nesse contexto que a psicologia passou a ter um papel ativo,classificando, selecionando e ajustando os indivíduos aos novos espaços das escolas e as fabricas, auxiliando a usarem de forma correta liberdade conquistada nesse novo mundo. A expansão universitária levou à constituição de novas e importantes universidades, como a de Chicago e a de Columbia, sedes de movimentos funcionalistas.

0s primeiros psicólogos norte-americanos

Alguns psicólogos como, Titchener,começam a se destacar nesse processo. Titchener viria ser responsável pela inauguração da psicologia funcionalista em 1898.
Um segundo grupo, composto por psicólogos genuinamente norte americanos, como Granville Stanley Hall, James McKeen Cattell e James Mark Baldwin, freqüentou a Roma da psicologia do século XIX visando à obtenção da bênção institucional de seu papa Wlheln Wundt. Baldwin, tendo passado um breve período em Leipzig, foi um dos autores

Relacionados