As concepções e formação e prática no eja e paulo freire

Páginas: 4 (926 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
As concepções e formação e prática na EJA e Paulo Freire



Dois métodos marcaram e século xx, a concepção instrumental de educação e a concepção dialógica ou critica no processo pedagógicono EJA.
Método tradicional é a educação como transmissão de conteúdo, tem o predomínio da metodologia expositiva, tem como técnica a oralidade, escrita e leitura. Os alunos tem alfabetizaçãode adultos semelhantes a educação das crianças.
Método dialógico é a educação que aproxima o aluno de professor e busca a interação entre o mundo, sua metodologia se caracteriza peladialogicidade e pela problematização do conteúdo escolares em relação ao modo de vida.
A articulação entre a pratica e a teria é essencial na formação de educador do EJA.
O analfabetismo foitratado como em mal que assolava a sociedade e que precisava ser erradicada, a alfabetização de adultos era uma aquisição de um sistema de código alfabético, tinha como objetivo ensinar à população aleitura e a escrita, para que os colonos pudessem seguir as instruções da corte, os indígenas fossem catequizados e os trabalhadores excecutar as tarefas.
Os programas de EJA que existem no Brasil amaioria apresentam material didático para o uso dos educados, são atividades que apresentam aspectos de realidade vivida e não atividades infantis, tendo conteúdos que motivam o aluno ao estudo.Paulo Freire defendia que o sujeito tinha que saber o significado das palavras, e o direito de expressar-se e expressar o mundo, de criar e recriar, de decidir e optar consiste na pratica educativa,na escolha dos conteúdos e com a alfabetização o sentido de conscientização política.
No final da década de 1950, a educação de adultos adquiriu novas faces políticas e pedagógicas.
Aformação do educador e a pratica na EJA estão relacionados na sua formação, entre os quais se destacam a formação pode tudo, a formação antecede a ação, separação entre a teoria e a pratica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepçõe de eja e contribuição de paulo freire
  • As contribuições de Paulo Freire para o EJA
  • eja no metodo paulo freire
  • Eja paulo freire
  • Contribuições de paulo freire para o eja
  • CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O EJA
  • EJA perspectiva de Paulo Freire
  • Paulo freire e o eja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!