As concepções pedagógicas na historia da educação

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
História das ideias pedagógicas

Material produzido a partir de fragmentos de vários textos e diferentes referências





O Pensamento Pedagógico na Antiguidade

As grandes civilizações tinham modelos de educação parecidos, os ensinamentos eram passados de pai para filho e mostra que os nobres tinham acesso a educação de qualidade porque podiam arcar com os gatos de uma educaçãoprolongada. Enquanto à classe média baixa tinha que seguir os ensinamentos dos pais.

Entrando na civilização da mesopotâmia, podemos ver que o ponto forte da sua educação era a escrita cuneiforme, ou seja, em forma de cunha. Na antiguidade, a leitura e a escrita dão seus primeiros passos através dos sacerdotes, artesãos e escribas. Escribas que nessa civilização era responsável pelos ensinamentos eum dos alicerces do ensino na Mesopotâmia eram a literatura e poemas que recebiam dos escribas especial atenção. Havia também a literatura pautada em provérbios e dita populares e uma significativa contribuição para o direito e a criação de vários códigos entre eles o mais conhecido e o código de Hammurabi, e com isso a Mesopotâmia teve imensa contribuição para educação.

Na civilização egípcia,a educação era feita através dos sacerdotes que utilizavam os hieróglifos para sua escrita. Os hieróglifos era o alfabeto egípcio que era representado por figuras, cada figura representava uma letra do alfabeto. As escolas funcionavam em templos ou em casa com mais ou menos vinte alunos cada, o aprendizado era feito através de hinos, livros sagrado acompanhado de exortações morais e de coerçõesfísicas. Os egípcios também abriram portas para os ensinamentos em geometria, agrimensura, botânica, zoologia, mineralogia e geografia, a família também tinha um papel muito importante junto com a educação escolar, os filhos aprendiam as artes e artesanatos observando os pais.

Na civilização Romana podemos definir três fases: Educação heróico-patricio; (proprietários e guerreiros) recebem umaeducação que visa perpetuar os valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais. Educação cosmopolita; que era o desenvolvimento do comercio, que enriquecia os plebeus e inicio da expansão romana torna mais complexa a sociedade romana, exigindo um novo modo de educação. Educação no império; fase que aumenta a intervenção do Estado nos assuntos educacionais. A pedagogia romana baseou-se natendência essencialista: a função da educação é realizar o que o homem deve ser.

Na civilização grega a educação passa por Esparta e Atenas. Em Esparta a educação era voltada para o militarismo, incluindo os esportes e a musica, os espartanos davam muita atenção à educação dos filhos. Dos sete aos oito anos os meninos estudavam em escolas especiais chamadas de ginásios. Aprendiam ginástica, esportes e amanejar armas, a educação espartana era muito dura. Os homens comiam pouco e apanhava muito tudo isso para que ficasse rígido como o ferro para que tivessem a capacidade de suportar o sofrimento físico para as habilidades militar. As mulheres espartanas tinham uma educação em escolas especiais para mulheres sua educação era simplesmente voltada para formar futuras boas mães. Enquanto Esparta sedeteve na fase guerreira e autoritária, Atenas voltava-se para educação intelectual. O ensino elementar como a leitura e a escrita não teve devida atenção, como teve as práticas esportivas e musicais tanto que os mestres eram pessoas humildes e mal pagas e não tinham tanto prestigio quanto o instrutor físico. E foi na Grécia, que surgiram os grandes filósofos como Sócrates, que nunca escreveu umlivro, utilizava a ironia e o diálogo para revelar a ignorância humana e foi o mestre de Platão que escreveu vários livros em forma de diálogo e que até hoje somos influenciado pelo seu pensamento e Aristóteles foi o maior sábio da antiguidade e foi discípulo de Platão, escreveu livros de filosofia, lógica, botânica, zoologia, astronomia, física e política.

No mundo antigo, diversos autores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As concepções pedagógicas na história da educação brasileira
  • As concepções pedagógicas na história da educação brasileira1
  • Resenha: as concepções pedagógicas na história da educação brasileira
  • as concepiçoês pedagogicas na historia da educação brasileira
  • As minhas concepções pedagógicas
  • CONCEPÇÕES PEDAGOGICAS
  • Concepções Pedagógicas
  • METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÂO INFANTIL AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!