As conbuiçoes de ford

1603 palavras 7 páginas
As Ideias de Henry Ford
A teoria da administração científica teve em Henry Ford um seguidor diligente e aplicado. Suas ideais, aplicadas à produção de automóveis, acabaram conhecidas como "Fordismo".
A fabricação em série, com linhas de produção adotada nas usinas Ford, não é invenção sua, mas um dos numerosos processos científicos que adotou, com maior êxito. Havendo velocidade prefixada para os andamentos das cadeias, o trabalho de montagem, nas fábricas, veio alterar em parte o estudado por Taylor e seus seguidores, no tocante à produtividade e ao seu estímulo, pois numerosos operários passaram a não poder produzir mais nem menos do que o prefixado, sob pena de prejudicarem a sincronização geral. Neste ponto é que diferem as ideias de Ford e Taylor. Enquanto que este tinha em vista racionalizar o trabalho visando à produtividade máxima, estimulando o operário para produzir mais, à vista de uma recompensa, Ford valorizava a sincronia ou produtividade ótima, onde se exigirá do operário que ele produza exatamente o que lhe foi atribuído.
Nas sociedades modernas, o Fordismo representava a substituição dos grupos plutocráticos por um outro mecanismo de acumulação e distribuição do capital financeiro, fundado inicialmente sobre a produção industrial. Na América, com uma composição demográfica mais racional, sem o peso das tradições europeias, a primazia americana ficou com a produção industrial, que foi dominando progressivamente outros setores da economia, como o transporte e o comércio.
A racionalização do trabalho, o estudo e o detalhamento, à exaustão, de suas etapas componentes, redunda em exigir a presença de um homem alinhado com essa racionalização: o homem necessita estar psicologicamente adaptado à produção fordista. Na fábrica, o trabalhador desenvolve atividades automáticas, maquinais, que exigem notável dispêndio de energia física; trata-se de se fazer um trabalho coisificaste, repetitivo. O Fordismo necessita também ganhar vida fora de fábrica e é

Relacionados