AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SECULO XXI

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SECULO XXI


Aloisio Carneiro
Ciências da Educação

RESUMO
O texto procura refletir sobre a Educação em seu momento atual. A transitoriedade e evolução através do tempo e suas necessidades prementes em relação às competências para educar neste mundo. Modelos baseados na liberdade democrática, suas novas tecnologias e necessidades da aprendizagem.PALAVRAS CHAVE : Educação, competências, aprendizagem, educador

ABSTRACT
The text tries to reflect on education in its current time. The transience and evolution over time and their pressing needs in relation to skills to educate this world. Models based on democratic freedom, new technologies and their learning needs.

KEYWORDS: Education, skills, learning, teacher

INTRODUÇÃO

A palavracompetência significa aptidão, habilidade para cumprir determinada tarefa, seja qual for a sua função. Quando se trata da educação o enfoque é ainda maior pois o elemento que visa transmitir o conhecimento, necessita sobretudo de capacidade e aptidão para difundir o conhecimento da melhor forma.
É certo que a educação mudou desde o século XIX até os dias de hoje, assim como as competênciasnecessárias ao educador, para cumprir o seu papel também.

Competências para ensinar e formação de professores
Para Perrenot, devemos aproveitar o início do século XXI, para repensar a formação continuada dos futuros professores, seja no curto espaço prazo ou no longo prazo.
Para exercer suas funções, o educador necessita de muitas competências e, sem dúvida necessitam de permanente atualização emface as novas tecnologias, novos comportamentos sociais, culturais, políticos ou ideológicos. A formação destes professores, não é possível sem a escolha de um modelo que carregue também, escolhas ideológicas.
A metodologia e a lógica do ensino no passado consideravam a lógica do aprendizado da formação humana, voltada para o cotidiano ao contrário de um aprendizado mais técnico e de umaformação mais dirigida, voltada para o trabalho e para os interesses da sociedade seja politico e econômico. Com o decorrer do tempo, a formação do cidadão passou a ser voltada para os valores do relacionamento e para as necessidades do capital. Neste mundo globalizado atual, o consumidor vem antes do cidadão, o monetário vem antes do saber e o científico atrás do econômico, tudo isso consolidado com asupremacia do capitalismo no cenário mundial.
Em uma nova discussão sobre as principais competências para se ensinar, há a vinculação da formação para a vida em sociedade e a capacidade para transferência do conhecimento com a interação permanente entre educador e educando.
A ideia de qualidade na empresa não significa o mesmo que na escola. Uma categoria-chave para a caracterização da qualidadena empresa é a de cliente, e um princípio a ser considerado é o de que o cliente sempre deve estar satisfeito e sempre deve ter razão. Na escola, o cliente ocupa papel secundário: o protagonista é o cidadão. Claro que o consumidor, ou o cliente constitui uma dimensão na formação do cidadão, mas reduzir a ideia de cidadão à de mero consumidor é uma simplificação absolutamente inaceitável.(Machado, 2002, p140).

Em relação às competências, Perrenoud (2002), nos sugere dez famílias que ele considera fundamentais para o ensino:
Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
Administrar a progressão das aprendizagens;
Conceber e fazer com que dispositivos de diferenciação evoluam;
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
Trabalhar em equipe;
Participar daadministração da escola;
Informar e envolver os pais;
Utilizar novas tecnologias;
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
Administrar a própria formação contínua.

Dentre estes itens assinalados por Perrenoud certamente alguns pedem uma especial atenção em virtude da rapidez das mudanças e transformações no nosso mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As competencias necessarias para ensinar no século xxi
  • As competências necessárias para ensinar no século xxi
  • As competencias necessarias para ensinar no seculo xxi
  • A formação dos professores, as competências para ensinar no século XXI
  • Competência Profissionais do Século XXI
  • As competências da educação no seculo xxi
  • Competências do gestor de Pessoas do Século XXI
  • Competências profissionais essenciais no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!