As competências da educação no seculo xxi

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI


Patrícia Torres Ferreira

Artigo Científico apresentado à IUNITINS – Curso de Pedagogia-EAD
Professora Ms Maria Rita de Cássia Pelizari Labanca


Resumo: As várias transformações e avanços tecnológicos bem como suas complicações e desafiosdos tempos contemporâneos tem trazido um novo enfoque para a educação global. Um novo modelo deve necessariamente estar atento às novas tendências, para que a educação rompa com o século passado e deixe de ser assistencialista, tecnicista, voltada basicamente para a formação de mão-de-obra, para a alfabetização básica e higienização. Aos educadores cabe o papel de introduzir conhecimento de forma adesenvolver linhas de raciocínio, instigadores da pesquisa, provocar no educando o espírito da busca pelo saber, aperfeiçoando-se em cada ensinamento, tornando a arte de ensinar um constante aprendizado.

Palavras chave: Educação, Globalização, Avanço Tecnológico

“A educação não muda o mundo, a educação muda pessoas, pessoas mudam o mundo”.
Paulo Reglus Neves Freire (1921 – 1995)INTRODUÇÃO

O artigo ora descrito, tem como objetivo discutir e analisar as competências da educação para a introdução de seus métodos pedagógicos numa visão crítica e atualizada, voltada para o novo milênio, tendo na formação e adequação do educador, do educando, da escola, sociedade e seus governantes a necessidade de um processo único, sustentável e inseparável, que vise solucionarproblemas apresentar soluções e principalmente criar uma nova tendência educacional contemporânea.
O processo de globalização e avanços tecnológicos passou a determinar o ritmo pelo qual trafegam às informações, inserindo causas e efeitos variados, numa aceleração cada vez mais rápida e contínua, obrigando a sociedade a rever processos paradigmáticos, engessados, buscar o conhecimento como forma deinserção nessa vasta mudança de maneira entusiasmada sem apreensão.
Nesta nova era intitulada para muitos como “a era do conhecimento” a educação tem papel importante para enfrentar essa nova estruturação do mundo, pois dela dependerá a continuidade desse processo de desenvolvimento econômico e social, baseado numa economia mais focada nas atividades intelectuais como as de serviços diferenciados,onde haverá um declínio da produção industrial.
Analisar e compreender os caminhos pelo qual segue a educação atual e propor uma direção única, voltada para a modernidade dos tempos, superar visões paradigmáticas de educação assistencialista, voltada unicamente para a formação de mão de obra, e, relegada a doutrinas de memorização. Instigar o aprendizado lúdico, baseado na interação promovendoum desenvolvimento global e constante.



AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI

“Em toda a história da escolarização, nunca se exigiu tanto da escola e dos professores quanto nos últimos anos. Essa pressão é decorrente, em primeiro lugar, do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e, em segundo lugar, das rápidas transformações do processo detrabalho e de produção da cultura. A educação e o trabalho docente passaram então a ser considerados peças-chave na formação do novo profissional do mundo informatizado e globalizado.” (FREITAS, 2005).
No cenário atual é impossível negar a importância do processo de globalização e seus avanços tecnológicos contínuos para o desenvolvimento do indivíduo e seus respectivos setores de atuação. Aconstância de desafios originados com intensa freqüência, reforçados por uma gama de mudanças ambientais, políticas, econômicas e tecnológicas o pressionam a assumir posturas e meios diferentes, mas, de maneira integrada.
Segundo a Unesco1, a globalização mostra que “o moderno desenvolvimento de recursos humanos implica não somente uma necessidade de perícia em profissionalismo avançado, mas também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SECULO XXI
  • Competência Profissionais do Século XXI
  • educação seculo xxi
  • Desafios da educação no século xxi
  • educação pensada para o século XXI
  • A Educação No Século XXI
  • UNESCO-Educação para século XXI
  • A educação no século xxi .

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!