As classificações das rochas -aroldo azevedo , jurandyr ross e aber saber

320 palavras 2 páginas
Classe de Solo: Solos Aluviais
Solos rudimentares, pouco evoluídos, formados em depósitos aluviais recentes. Por definição, desenvolvem-se apenas nas planícies aluvionais, em depósitos recentes de origem fluvial, marinho ou lacustre. Podem variar muito, em suas propriedades, a curtas distâncias, em função das diferentes origens. Isto dificulta o mapeamento e a escolha de um perfil representativo.
Em todo o mundo são solos considerados de grade potencialidade agrícola, tendo em vista a posição que ocupam na paisagem, ou seja, várzeas pouco ou não sujeitas à erosão, onde a mecanização agrícola pode ser praticada de maneira intensiva. São muito heterogêneos quanto á textura e outras propriedades físicas e químicas, o que influencia seu uso.
Ocorrem restritos às margens de cursos de água, lagoas e planícies costeiras. Aluviais: são solos pouco desenvolvidos, provenientes de sedimentos, geralmente de origem fluvial, apresentando grande heterogeneidade entre si, como também ao longo do seu perfil. Ocorrem em relevo plano, várzeas e em áreas próximas aos rios. Suas maiores limitações de uso referem-se aos riscos de inundações periódicas e elevação do lençol freático. Uma vez que esses solos apresentam horizonte A diretamente assentado sobre o horizonte C, todos os cuidados devem ser tomados nos trabalhos de sistematização para uso. Excessivos cortes podem expor o horizonte C, reduzindo a capacidade produtiva.
A zona de cultivo compreende os solos de aluvião das bacias fluviais que irrigam as planícies do litoral mediterrânico, compreendidas entre a costa e os sistemas montanhosos que as delimitam.
Nas planícies aluviais, a camada de húmus tem uma espessura de 100 a 110 cm, de cor clara, como uma percentagem de húmus de 1,5 %, correndo a água subterrânea a uma profundidade de 120 a 140 cm.

Nas planícies aluviais, a camada de húmus tem uma espessura de 100 a 110 cm, de cor clara, como uma percentagem de húmus de 1,5 %, correndo a água subterrânea a uma

Relacionados