AS CINCO NOTAS A PROPÓSITO DA QUESTÃO SOCIAL JOSÉ PAULO NETTO.(ALESSANDRA RODRIGUES) 2014

7422 palavras 30 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA MEDEIROS DO NASCIMENTO
ALESSANDRA RODRIGUES MACIEL
DELMA ALMEIDA
MARINELDA MOURÃO DA SILVA
ROBERTA OLIVEIRA AGUIAR
RONALDO SOUZA COSTA

AULA ELABORADA
CINCO NOTAS A PROPÓSITO
DA
“QUESTÃO SOCIAL”.

SANTARÉM
2013
ADRIANA MEDEIROS DO NASCIMENTO
ALESSANDRA RODRIGUES MACIEL
DELMA ALMEIDA
MARINELDA MOURÃO DA SILVA
ROBERTA OLIVEIRA AGUIAR
RONALDO SOUZA COSTA

AULA ELABORADA
CINCO NOTAS A PROPÓSITO DA
“QUESTÃO SOCIAL”.

Aula elaborada apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Questão Social do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém.

Professora: Lorena G.M. Honorato.

SANTARÉM
2013
SUMARIO

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como proposta desenvolver uma reflexão sobre a ótica do texto: cinco notas a propósito da “questão social” escrito por José Paulo Neto.
Para construção desta reflexão, faz-se necessário entender a questão social a partir de um breve histórico de seu surgimento, a fim de contribuir para o entendimento do artigo: cristalização da pobreza, no qual trabalhadores informais “flanelinhas” estão inseridos no tema dos cinco elementos que compõe a questão social e suas expressões. Assim como trazer outros teóricos, fazendo uma breve comparação de teorias e visões de três autores, ligados a diferentes disciplinas da área social, com visões distintas da questão social. São abordados os trabalhos de Robert Castel, que defende que a questão social sofre modificações ao longo do tempo, mantendo-se em essência a mesma; Pierre Rosanvallon, que afirma que a questão social se modificou e exige uma nova postura política na sua solução; e finalmente, são apresentadas algumas idéias do economista Amartya Sen, que faz uma análise do desenvolvimento econômico

Relacionados