AS CATEGORIAS SARTREANAS PARA A AN LISE DO MOVIMENTO GRUPAL 1

1500 palavras 6 páginas
AS CATEGORIAS SARTREANAS PARA A ANÁLISE
DO MOVIMENTO GRUPAL

Lucília Augusta Reboredo
Lucília apoia-se em Jean Paul Sartre para estudar o processo grupal a partir da obra “Crítica da razão dialética”.
Sartre preocupa-se construir o marxismo por meio do resgate da particularidade perdida ao operar por totalizações sem devidas mediações. Introduz a discussão sobre a “ação individual” e enfatiza que “o marxismo deveria explicar também os homens particulares em situações particulares”.
Por meio da discussão sobre a “práxis individual” a partir do “método dialético”, ou seja, compreendendo o movimento progressivo-regressivo busca viabilizar condições de análise situações particulares até as sínteses totalizadoras.
Para tal intento, Lucília coloca como necessário estudar alguns conceitos desenvolvidos sob a óptica de Sartre, entre eles, método, práxis, mediação, projeto e grupo.
- reafirma o método dialético a partir do materialismo histórico criticando o idealismo clássico alemão e a dialética da natureza de Engels. - é preciso capturar a dialética onde ela aparece não impor dialética ao fenômeno. - pensa a dialética como um movimento de criação em que a humanização do homem se faz pela mediação do grupo. - cinco condições da dialética materialista e histórica partir de Lefebvre:
1. A dialética como racionalidade da práxis;
2. Só existe como dialética de si mesma;
3. Os homens fazem a história sobre bases anteriores;
4. A humanização do homem se faz pelo grupo e nele se humaniza a natureza;
5. A dialética é uma razão e não lei cega.
Essa perspectiva permite: o descritivo-observação do empírico, mas orientado pela experiência e por uma teoria geral; a análise a partir do movimento progressivo-regressivo da história; e o histórico-genético que permite capturar o presente pela análise do processo (era, é e tende a ser) compreendido e explicado pela síntese conceitual.
No que se refere à práxis, reafirma o primado da existência sobre a consciência e pensa a práxis

Relacionados