AS CARACTERISTICAS DAS RI

Páginas: 8 (1877 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Ana Paula Souza Lizi

AS CARACTERISTICAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A compreensão das relações internacionais implica múltiplos desafios. O primeiro consiste em apreender a natureza dessas rela- ções sociais. É necessário identificar em que elas se diferenciam dos fenômenos que ocorrem no interior das sociedades, quais os vínculos existentes entre a realidade endógena e os fenômenosinternacionais e como delimitar seu campo de observação. O segundo desafio decorre das tentativas intelectuais de definir o que são as relações internacionais. Ao eleger um caminho metodológico e explicativo, esta pesquisa procede a uma clara opção por uma abordagem concreta do fenômeno internacional. Todavia, o leitor encontrará no presente capítulo uma apresentação dos principais itinerários metodológicosde diferentes escolas teóricas.
Com efeito, as RI proporcionam, por meio da socialização dos atores, o surgimento e a afirmação de atitudes comportamentais que compõem um patrimônio comum da humanidade.

A NATUREZA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
As relações internacionais (RI) definem-se como o conjunto de contatos que se estabelecem através das fronteiras nacionais entre grupos socialmenteorganizados. Portanto, são internacionais todos os fenômenos que transcendem as fronteiras de um Estado, fazendo que os sujeitos, privados ou públicos, individuais ou coletivos, relacionem-se entre si.
As relações internacionais surgem quando dois ou mais grupos socialmente organizados intercambiam bens, ideias, valores e pessoas, tanto num contexto juridicamente definido quanto de maneira circunstanciale pragmática.
Descarta-se a ideia de que os estudos das relações internacionais seriam restritos à análise da ação externa do Estado. Apesar de o Estado manter uma privilegiada posição e poderes exclusivos na cena internacional, a diversificação dos temas relacionais e dos atores envolvidos corrói progressivamente sua onipotência.
A existência de agrupamentos humanos autônomos e relativamentediferenciados na Antiguidade ocasiona o surgimento das primeiras manifestações das relações internacionais. A organização de alianças militares entre cidades gregas e a instituição de mediadores para auxiliar na solução de conflitos impregnam de forma indelével o bicefalismo originário e secular das RI: a capacidade de fazer a guerra e os esforços para a manutenção da paz.
Somente os fenômenos queocorrem além das fronteiras dos Estados interessariam às RI. Todavia, a atuação externa dos Estados e dos outros atores internacionais não pode ser compreendida sem a devida análise das condições internas que a motivam. Ou seja, existe um estreito vínculo entre a percepção ideológica de um governo e sua atuação internacional.
Os modernos meios de comunicação desconhecem as limitações fronteiriças. Oscidadãos em rede levam novos atores à cena internacional.
Para a compreensão correta dos desafios internacionais, o pesquisador deve levar em consideração a evolução da realidade interna dos Estados. O ditado segundo o qual as diferenças entre os partidos Democrata e Republicano dos Estados Unidos terminam quando é atravessada a fronteira do país é desmentido pela própria história de sua políticaexterna.
Portanto, há estreitos liames entre realidade interna e política externa, fazendo do estudo das relações internacionais o mais vasto campo analítico entre todas as ciências sociais e humanas.
Além de haver hoje uma agenda mais densa, mudou também o eixo central em torno do qual giram as iniciativas de competição ou de cooperação internacional: a política, instrumentalizada pelo fenômenoda guerra, que marcou as relações internacionais de forma indelével nos séculos anteriores, sofre a concorrência da economia, em particular a partir da segunda metade do século passado.
CONCEITOS E TEORIAS SOBRE AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A observação da cena internacional e as teorias que dela resultam vinculam-se à situação do analista. Nas ciências sociais e humanas tanto a forma quanto o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentaçao RI
  • Fundamentos das RI
  • trabalho de Ri
  • geografia das RI
  • Contrarrazões ao RI
  • Petição ri
  • Trabalho RI
  • RI da TIM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!