as boeboletas

411 palavras 2 páginas
Girl of 16 holds up class with a shotgun A girl aged 16 armed with a shotgun held up a class of children at a comprehensive school in Hampshire yesterday. A shot was fired into the ceiling as she was being overpowered by three police officers.("The Times")

Garota de 16 mantém-se classe com uma espingarda Uma menina de 16 anos armado com uma espingarda levantou uma classe de crianças de uma escola integral em Hampshire ontem. Um tiro foi disparado para o teto enquanto ela estava sendo dominado por três policiais. ("The Times")

Objetivos

1) Aproximar os alunos do texto notícia e de suas principais características;
2) Tematizar os elementos que compõem o lead da notícia: quem, o quê, quando, onde e como;
3) Propor uma produção de texto a partir da leitura do lead da notícia.
Antes da leitura

1) Perguntar o que os alunos sabem sobre o gênero textual notícia; o objetivo principal é de informar acerca de fatos que norteiam a sociedade. Outro aspecto relevante é que o emissor precisa manter-se imparcial o tempo todo – motivo pelo qual a objetividade representa um de seus traços principais.
Estrutura:
Manchete ou título principal – Com vistas a despertar o interesse do receptor, apresenta-se de forma bastante evidente, geralmente grafada (o) em letras garrafais ou até mesmo numa dimensão maior que o restante do texto.
Título auxiliar – Como bem nos retrata o adjetivo “auxiliar” tem por objetivo acrescentar informações adicionais às já expressas pela manchete, tornando-a ainda mais atrativa.
Lead - Este corresponde ao primeiro parágrafo. Normalmente revela alguns elementos fundamentais que viabilizam o perfeito entendimento do discurso, sempre procurando responder a perguntas básicas, tais como: onde aconteceu o fato? Com quem? Como? Quando? Por quê? O que ocorreu?
Corpo ou texto da notícia – compreende o discurso propriamente dito, revelando de forma detalhada o fato exposto.

2) Dizer que vão ler o lead de uma notícia publicada no "The Times".

Relacionados

  • Projeto
    1305 palavras | 6 páginas
  • Borboletas
    1525 palavras | 7 páginas