as bases

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
As bases do trabalho na sociedade moderna
Com o fim da idade média e a emergência das atividades mercantis e do capitalismo, o trabalho novamente modificou-se. Se antes ele era visto comoatividade penosa, passou gradativamente a ser valorizado, a ser considerado algo positivo.
Isso ocorreu porque, ao perceberem que não era mais possível contar com o serviço compulsório, os capitalistastentaram persuadir os proletários a acreditar que o trabalho dignificava o homem, ao mesmo tempo em que era a fonte de seu sustento.
Mas como ocorreu esse processo de transição das estruturas sociaise do trabalho?
A princípio, casa e local de trabalho foram separados, assim como foi o trabalhador de seus instrumentos; por fim, tiraram desse a possibilidade de obter matéria-prima para produção.Comerciantes os quais acumularam riquezas passaram a financiar e coordenar a produção de mercadorias, definindo quais seriam elas e suas respectivas quantidades.
Tal alteração ocorreu por meio dedois processos de organização do trabalho: a cooperação simples e a manufatura.
Na cooperação simples, era mantida a hierarquia da produção artesanal entre o mestre e o aprendiz, e o artesão aindadesenvolvia, ele próprio, todo o processo produtivo. A grande diferença é que ele estava quase que integralmente a serviço de quem lhe financiava.
De fato, esse tipo de organização do trabalhoabriu caminho para o que conhecemos hoje como trabalho coletivo, o que será melhor explicado mais a frente.
Já na manufatura, o trabalhador, apesar de continuar a ser artesão, não realiza todas asetapas do processo produtivo, ou seja, tem suas atividades decompostas. Podia-se notar isso, por exemplo, na produção de sapatos, onde tal produto era feito a muitas mãos na linha de montagem.
ParaMarx, a divisão de trabalho representava um salto de qualidade em relação à cooperação nesse processo. Seja originária da concentração em uma mesma oficina de um mesmo ofício ou de ofícios diversos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bases
  • BASE
  • bases
  • Bases
  • Base
  • Em Base
  • Bases
  • bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!