As Barreiras à Comunicação

Páginas: 7 (1654 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é refletir sobre o processo básico da comunicação, a fim de que haja maior exatidão na expressão e na compreensão do significado daquilo que se quer transmitir.
A comunicação São todos os fatores extrínsecos que interferem na recepção da mensagem. É mais conhecido como os ruídos na fórmula E-c-M-d-R, onde E (emissor), c (código), M (mensagem), d(decodificação) , R (receptor) e Feedback que é a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional, o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzir falhas de comunicação e distorções de informações.

Figura 1. O modelo de Shannon-Weaver do processo de comunicação. Fonte: Adaptado de C. F. Shannon-Weaver, The Mathematical Theory of Communication (Urbana: University of Illinois Press, 1949),pp. 5 e 98.
2 - BARREIRAS
1. Sobrecarga de Informações: quando temos mais informações do que somos capazes de ordenar e utilizar.
2. Tipos de informações: as informações que se encaixarem com o nosso autoconceito tendem a ser recebidas e aceitas muito mais prontamente do que dados que venham a contradizer o que já sabemos. Em muitos casos negamos aquelas que contrariam nossas crenças evalores.
3. Fonte de informações: como algumas pessoas contam com mais credibilidade do que outras (status), temos tendência a acreditar nessas pessoas e descontar de informações recebidas de outras.
4. Localização física: a localização física e a proximidade entre transmissor e receptor também influenciam a eficácia da comunicação. Resultados de pesquisas têm sugerido que a probabilidade de duaspessoas se comunicarem decresce proporcionalmente ao quadrado da distância entre elas.
5. Defensidade: uma das principais causas de muitas falhas de comunicação ocorre quando um ou mais dos participantes assume a defensiva. Indivíduos que se sintam ameaçados ou sob ataque tenderão a reagir de maneiras que diminuem a probabilidade de entendimento mútuo.
3 - COMO MINIMIZAR AS BARREIRAS
- Usarlinguagem apropriada e direta
- Fornecer informações claras e completas
- Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do receptor (visão, audição etc.)
- Comunicação face a face. Observe que os políticos, em época de eleição, falam da campanha corpo a corpo.
- Escuta ativa. Não permitamos que os oradores falem para nós. Participemos ativamente da comunicação.
- Empatia.Colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la.
4 -Fonte de Consulta
PARRY, John. Psicologia da Comunicação Humana. Tradução por Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1976.
BOWDITCH, James L. BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992. (capítulo 5)
Sérgio Biagi Gregório
Qualidade e suas dimensões.
Assim, a gestão daqualidade em serviços deve considerar: a presença física do cliente no processo produtivo, a não-tangibilidade dos serviços implicando na dificuldade de estabelecer especificações de qualidade, e a pequena repetição dos serviços restringindo o estabelecimento de normas e procedimentos-padrões.
Davis (2001) enumera dez fatores que determinam o nível da qualidade dos serviços que uma empresa presta.Tangibilidade – São as evidências físicas do serviço, por exemplo: o tipo do uniforme que os funcionários vestem e a limpeza do ambiente do serviço.
Confiabilidade – Se relaciona com a consistência do serviço e a dependência do serviço.
Receptividade – Diz respeito à disposição e/ou prontidão dos funcionários para prestar um serviço.
Competência – Significa as habilidades e o conhecimento dostrabalhadores para realizar o serviço apropriadamente.
Cortesia – Refere-se à polidez, ao respeito, à consideração e ao comportamento amigável do pessoal que está em contato com os clientes.
Credibilidade – A credibilidade refere-se às características de confiança, possibilidade de acreditar na honestidade do trabalhador que presta o serviço.
Segurança – Consiste na isenção de qualquer perigo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barreiras comunicaçao
  • Barreiras de comunicaçao
  • Barreiras da comunicação
  • Barreiras da comunicação
  • barreiras da comunicação
  • barreiras da comunicação
  • barreiras da comunicação
  • A Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!