AS BACT RIAS S O NOSSAS ALIADAS2

647 palavras 3 páginas
AS BACTÉRIAS SÃO
NOSSAS ALIADAS

Introdução
 Quando se fala em bactérias, geralmente lembramos de doenças, já que alguns desses organismos são capazes de causa-las.
 Porém, a bactéria tem uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida no nosso planeta.
 Por exemplo, bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina.

Bacterio-robô é usado no desenvolvimento de novo tratamento anticâncer  Apesar de fatores hereditários estarem relacionados com a doença, são as questões ambientais que representam atualmente a maioria dos casos de câncer somando um total de 80%.
 Entre os motivos ambientais, podemos citar os maus hábitos
(tão comuns ao estilo de vida da nossa geração): consumo de alimentos não saudáveis, tabagismo, sedentarismo, alcoolismo, comportamento sexual de risco.
 Um grupo de cientistas da Universidade Nacional de Chonnam, da Coréia do Sul, desenvolveu um tratamento anticâncer inovador. O desenvolvimento desse tratamento aliou nanotecnologia e bactérias do gênero Salmonella para a criação do que o grupo batizou de bacterio-robô.



O bacterio-robô tem uma função sensorial que rastreia e ataca as células cancerígenas ao identificar as proteínas que são liberadas por elas.

 E, apesar das perspectivas desse trabalho serem promissoras, ainda há algumas limitações.
Os cientistas envolvidos no projeto já patentearam o tratamento nos Estados Unidos, no Japão e na União
Europeia, mas os testes em humanos ainda não foram autorizados. Além disso, o bacterio-robô só detecta cânceres sólidos, como o de mama e o colorretal.

PEQUENAS ALIADAS
Preservação do meio ambiente: bactérias que ajudam a limpar manchas de óleo decorrentes de vazamentos no mar, bactérias que transformam papel em biocombustível, bactérias que estimulam o "hormônio da felicidade”. Sintetização de insulina, hormônio usado por diabéticos

Relacionados