As bactérias fazem parte do Reino Monera e apresentam características muito peculiares

Páginas: 15 (3680 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013

As bactérias fazem parte do Reino Monera e apresentam características muito peculiares. São unicelulares e procariontes (não possuem carioteca) sendo  consideradas células mais simples. Reproduzem-se de duas formas: assexuada por fissão binária ou cissiparidade, quando a célula se divide sucessivamente originando descendentes geneticamente idênticos, portanto, menos resistentes às ações domeio e de forma sexuada por conjugação, onde uma bactéria doadora troca material genético com uma bactéria receptora que origina um descendente com 50% de características de ambas as bactérias, garantindo uma maior resistência.
Em relação à estrutura celular, as bactérias apresentam citoplasma onde encontram-se dispostas as organelas, membrana plasmática composta de fosfolipídios e proteínas emesossomas (invaginações onde ocorre o armazenamento de enzimas respiratórias). A membrana plasmática ainda tem capacidade de delimitar a célula e é seletivamente permeável, ou seja, controla a entrada e saída de substâncias da célula através do processo de difusão facilitada, que não necessita de energia, mas sim de uma proteína carreadora. A parede celular, formada por uma camada de peptidoglicano oumureína define a bactéria em gram positiva ou gram negativa e ainda concede certa rigidez a célula bacteriana. O glicocálice e a cápsula determinam o grau de patogenicidade da bactéria e impedem a fagocitose.
Classificados como órgãos de locomoção, os flagelos são denominados de acordo com a disposição na bactéria, os monotríquios são unilaterais, em único polar, os lofotríquios são polaresmúltiplos, os anfitríquios encontram-se como polares bilaterais e os peritríquios estão distribuídos por toda a superfície da célula. Os pili (pêlos) ou fímbrias conferem aderência e fixação, os comuns permitem a aderência da bactéria à célula hospedeira enquanto os sexuais permitem que uma bactéria se una a outra para que haja troca de material genético.
Disperso no citoplasma da bactéria encontra-seo nucléoide que é composto de uma única molécula de DNA e os plasmídeos capazes de destruir as moléculas de antibióticos fazendo com que os mesmos não exerçam qualquer atividade e percam a eficácia. Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas. As bactérias podem ser resistentes à dessecação, ao calor, agentes químicos e físicos graças à capacidade de se transformarem em endósporosquando submetidas à condições desfavoráveis ao desenvolvimento do seu metabolismo, sendo ativadas novamente em condições ideais.
Quanto à forma, elas apresentam-se como cocos (forma esférica), bacilos (bastonetes) e espiraladas (espiral ou hélice). Muitos desses micro-organismos fazem parte da flora natural ou microbiota natural e em condições normais não causam doenças, como a Escherichiacoli, uma bactéria que habita o intestino, mas pode levar a sepse. Algumas bactérias podem sintetizar metabólitos através de nutrientes simples, mas outras são mais exigentes, os macronutrientes são importantes nas funções celulares enquanto os micronutrientes auxiliam no desenvolvimento bacteriano. Fatores como temperatura, pH, presença ou não de oxigênio, luz, quantidade e qualidade de nutrientes eoutros, influenciam diretamente no metabolismo bacteriano. Estando dentro de condições ideais, as bactérias absorvem e sintetizam esses nutrientes para originar as estruturas celulares. Devido alguns desses fatores, a utilização de antibióticos deve ser correta. O tempo e horário devem estar dentro da prescrição, já que as bactérias reproduzem-se de 20 em 20 minutos. O uso indiscriminado pode levar àresistência desse microrganismo.
Para obter energia, as bactérias utilizam oxigênio do ar (aeróbios) ou não utilizam qualquer gás (anaeróbios). Quando utilizam glicose fermentam, convertendo uma substância em outra. Realizam saprobiose (processo de decomposição de matéria orgânica) e alguns aspectos clínicos sugerem infecções por esses micro-organismos como a presença de secreções com mau...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reino Monera
  • Parte 7 Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino Monera
  • Reino monera
  • reino monera
  • Reino Monera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!