AS AVALIA ES AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO

Páginas: 7 (1646 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
 UNIVERSIDADE PAULISTA






PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - 6º SEMESTRE








AS AVALIAÇÕES, AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO






NELLY POCOACA






São Paulo- SP
2015




INTRODUÇÃO
Para melhorar os resultados na qualidade de ensino, a educação no brasil virou um tema para estudos e entrou na pauta das discursões sobre educação,foi criado um sistema de avaliações educacionais no brasil, e criou mediadores como por exemplo " SAEB" e "SARESP", eles ajudam a planejar e replanejar os métodos de ensino e aprendizagem que foram aplicados nas escolas Estaduais e Municipais do nosso país.
O planejamento das atividades escolares é importante para todo o processo educacional que ressalte a qualidade, no qual o objetivo deatingir os resultado educacional esta prevista na Lei de Diretrizes e Base - LDB 9394/96. Deve ser feita a reflexão por parte das atividades escolares por parte da comunidade incluindo- se os próprios alunos.
Com base dos materiais coletados como: livros, textos científicos, sites. Responderemos á duas perguntas: Porque a avaliação e tão importante? Esses projetos estão dando certo?.SISTEMA DE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL

O sistema de avaliação Brasileiro e recente, ate 1990 não era possível saber se as politicas implementadas produziam os resultados ou não, pois não havia uma avaliação sistemática, e não havia medidas de avaliação que produzissem evidencias solidas sobre a qualidade dos sistemas de ensino no país.
Então em 1990 foramconstruídos, no país, um complexo e abrangente sistema de avaliação educacional que produz informações que orientam as politicas de ensino em todos os níveis de ensino. Assim o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica- SAEB, e o SARESP, foram criados a Prova Brasil e um dos projeto mais recentes, eles apresentaram distintas características e varias possibilidades do seu uso e de seusresultados para a implementação de ajustes políticos educacionais.
A Avaliação Educacional, nos dias atuais, é considerada um campo abrangente que comporta teorias, processos, métodos específicos, subáreas com características diferentes, A definição de avaliação Educacional abarca avaliação de sistemas educacionais do desempenhos e rendimentos escolares dentro da sala de aula, com o objetivo deanalise, avaliação institucional e auto avaliação, com diferentes enfoques teóricos.
O principal desafio é definir uma estratégia para o usos dos resultados para melhorar a formação dos professores para atingir padrões de qualidade compatíveis com as novas exigências da sociedade do conhecimento.

SAEB E PROVA BRASIL

O sistema de Avaliação da Educação Básica ( SAEB) foi a primeira iniciativapara conhecer o sistema educacional a primeira prova realizada ocorreu no ano de 1990 os participantes se encontravam na 4ª e 8ª serie do ensino fundamental e os estudantes do 3º no do ensino médio também participaram. A prova é realizada de dois em dois anos, e consistem em questões de língua portuguesa, com foco na leitura, matemática, com foco na resolução de problemas e no questionáriosocioeconômico estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A Prova Brasil foi criada em 2005, para tornar a avaliação mais detalhada, complementando a avaliação feita pelo SAEB, pois pode ser observado o desempenho especifico de cada rede de ensino do sistema como um todo das escolas publicas e rurais do País.
"O maior objetivo da Prova Brasilé a conscientização da realidade de cada escola. Muitas vezes os gestores não têm consciência dos problemas de aprendizagem que enfrentam" ( Maria Inês de Matos Coelho- NOVA ESCOLA,Edição 222, ABRIL 2011.)
Ambas as avaliações foram desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira ( INEP/MEC).



Uma vez que as metodologias da Prova Brasil e do Saeb são a m esma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politicas educacionais e a qualidade de ensino
  • AS AVALIAÇÕES,AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade de Ensino
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino
  • “As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino”
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade de ensino
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!