As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade de ensino

Páginas: 9 (2184 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP




ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
“AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO”



Alunos



SANTOS
2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Saresp 4
3 Prova Brasil 5
4Prova São Paulo 6
4.1 Prova São Paulo causou desperdício de R$ 14 milhões, diz Haddad 6
5 Caracterização da Instituição Prof.ª Therezinha de Jesus S. Pimentel 7
6 Entrevista com a Professora Karen Soares8
7 Entrevista com a Diretora da Instituição 9
8 Conclusão 10
9 Anexos11
10 Referências 12

1. INTRODUÇÃO

A qualidade da educação no Brasil é tema de inúmeros estudos, onde vários instrumentos são elaborados a fim de mensurar esta qualidade e servir como referência para planejamentos e replanejamentos dos caminhos aserem seguidos em busca de melhores resultados. De forma que o presente estudo aborda a questão da mensuração da qualidade do ensino público em uma escola municipal da cidade de Santos, por meio dos usos que são feitos aos resultados obtidos nas avaliações institucionais, tais como: sondagem municipal (oferecida pela Seduc do município), Saresp e Prova Brasil, por parte da instituição (gestão) e doprofessor.
Tem sido importante método à disposição do ministério da educação, das Secretarias Estaduais e Municipais em todo o Brasil. Podendo conhecer com maior riqueza, os níveis de aptidão de nossos estudantes em alguns dos componentes curriculares da Educação Básica.

2. SARESP
O Saresp é aplicado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para avaliar oEnsino Básico na rede estadual desde 1996. Na edição de 2007, ele passou a utilizar a metodologia dos exames nacionais (SAEB e Prova Brasil), o que permitiu a comparação de resultados. Escolas particulares e da rede municipal também podem aderir ao exame.
As disciplinas a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º série doEnsino Médio). Haverá aplicação de prova de Redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de cada rede de ensino.
Além da prova, eles preenchem um questionário com informações sobre suas características pessoais, socioeconômicas e culturais e situação escolar. Professores, coordenadores e diretores também são solicitados a fornecer dadosrelacionados ao processo de aprendizagem do aluno, à gestão da escola e à implantação de propostas pedagógicas.
Os resultados vêm em forma de relatórios detalhados para cada escola, com diagnósticos por alunos e por turmas. Esses documentos são de caráter confidencial, mas há relatórios gerais de cada unidade. A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação calcula o Idesp (Índice deDesenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte.



3. PROVA BRASIL

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES,AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • “As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino”
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!