AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO

Páginas: 13 (3133 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA- CAMPUS ARARAQUARA






“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”















ARARAQUARA –SP
Novembro/2013
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA- CAMPUS ARARAQUARA













“... O ensino se modifica emdecorrência da sua
necessária ligação com o desenvolvimento
da sociedade e com as condições
em que ocorre o trabalho docente.”
Libâneo






ARARAQUARA –SP
Novembro/2013
1. Introdução

Considerando as recentes necessidades de utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, do contato dos alunos com as diferentes práticas de pesquisa, do uso dametodologia científica, e da criação de uma metodologia de trabalho de caráter interdisciplinar, o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho Integrado (TI), integrado ao Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, sugere a realização bibliográfica e visita técnica a uma unidade escolar onde ocorra o emprego de tecnologias educacionais. Assim, para analisar o emprego de tecnologiaseducacionais como ferramenta de ensino relatamos os dados levantados em pesquisa bibliográfica, e os resultados da visita a uma escola relatados através de diálogos realizados com a Coordenadora Pedagógica. Avaliamos o trabalho realizado pelos professores e o processo de utilização das tecnologias educacionais; observamos como os profissionais utilizam as ferramentas tecnológicas para promover a melhoriada qualidade de suas aulas.
Em uma sociedade, onde a automação, a informação e o tempo correm velozes, não é possível pensar que os sistemas convencionais de ensino possam responder à formação contínua, face às necessidades dos momentos presente e futuro (MATA, 2001, p.p 80). Assim, no contexto atual, de mudanças tecnológicas em alta velocidade, os educadores não podem ignorar a influência e aimportância do acesso aos conteúdos de estudo a partir de uma ferramenta tecnológica que proporciona maior rapidez e atrativos como imagens e sons, o que torna o ensino mais eficiente, pois proporciona que os objetivos sejam atingidos de forma mais completa.
Aprender é fundamental para a sobrevivência, e para a espécie humana é a condição de sua humanidade. No processo de ensino - aprendizagem, acomunicação se torna indissociável da educação escolar, seja quando se apresenta como meio, seja quando se apresenta como finalidade do processo educativo, pois, é por meio da comunicação que se estabelece o diálogo pedagógico.
A revolução tecnológico-científica está vinculada ao desenvolvimento de inúmeras formas de dispositivos técnicos usados na automação de processos. Assim, as alteraçõesnas condições relacionadas às tecnologias de informação e comunicação repercutem no trabalho educacional e em particular no trabalho do professor, dos alunos e da escola. Elas alteram as possibilidades de estruturação e funcionamento social e exigem novas habilidades, competências e conhecimentos para que possam ser operadas; além de permitir o desenvolvimento de novas estratégias de ensino eaprendizagem.
Nossos alunos conheceram uma nova forma de cultura, em meio à profusão de tecnologias, à evolução dos computadores e celulares, etc. e, portanto, desenvolvem com facilidade novas representações do mundo, novas formas de relacionamento em rede, novas maneiras de construir conhecimentos e de construir a si mesmos. A escola, como meio de socialização, de afirmação de identidades, doconhecimento por meio da aprendizagem, tem sido o lugar de contradições entre culturas em transição: os alunos mudaram e a escola mudou.
De acordo com Palfrey e Gasser (2011, p. 13) esse foi o período de maiores e mais rápidas transformações tecnológicas, pelo menos no que se refere à informação. Com o advento de novas tecnologias surgidas após a expansão da Internet o modo como os jovens estão se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade de ensino
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino
  • AS AVALIAÇÕES,AS POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO.
  • AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
  • “As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade do Ensino”
  • As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!