As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: espaço para a construção de diálogos intercuturais e compreensão do contexto escolar.

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 20 de março de 2011
AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCUTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.
HISTORICIDADE

1. INTRODUÇÃO

Cada escola tem a sua história, suas preocupações que a faz diferente uma das outras. A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenças que osdiferenciam uns dos outros e que ao mesmo tempo enriquecem a bagagem cultural da escola.
A análise aqui realizada tem por objetivo principal destacar a importância da ligação existente entre as disciplinas de estudo em especial as de História, Geografia e Artes articulando o saber do docente com a formação continuada, num exercício reflexivo sobre a ação pedagógica criativa, dinâmica e humana,pautada na Arte e no caráter lúdico do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo elementos para o entendimento das relações sociais, no universo escolar, onde existe uma pluralidade cultural, que precisa ser mais explorado para a formação do integral do homem.
Dentro deste contexto pode-se afirmar que um dos desafios da escola é
encarar a diversidade cultural como meio de transformar a escola ea sala de aula num ambiente de “aprendizagem significativa”, onde o educando é agente de seu próprio conhecimento, e sua diferenças são levadas em conta dentro da comunidade escolar em que está inserido.
A metodologia utilizada para realização deste trabalho acadêmico foi à leitura sistemática das literaturas indicadas, bem como pesquisas e outras bibliografias que estão diretamente ligadas aotema proposto dentro da disciplina de Historicidade.

2. DESENVOLVIMENTO

Independente do contexto em que está inserida, a escola é, por denominação, um local de aprendizagem que deverá proporcionar aos educandos uma oportunidade exclusiva de conhecer e vivenciar a cultura dos demais. Uma das principais alavancas que torna o ensino uma experiência repleta de sucessos é a integração entre osprofessores, alunos e por fim e não menos importante: a família. Pode-se afirmar que o ensino nada mais é que uma engrenagem, um movimento na qual toda comunidade escolar deve estar envolvida e em total sintonia.
Ao nos referir ao contexto escolar, estamos falando de algo bem mais complexo que a comunidade escolar, considerando que a escola está cada vez mais presente na sociedade em geral,ocupando um espaço cada vez mais amplo, levando conhecimento, criatividade e informação a lugares e pessoas distintas. Todo esse contexto implica modificações nas relações entre alunos, professor, escola, família e sociedade, tendo em vista que estas devem trabalhar de maneira conjunta, através do dialogo e de interações comuns, buscando e lutando por um espaço de aprendizagem e conhecimento cada vezmelhor. Buscando novos caminhos através da diversidade com intuito de luta por uma educação de qualidade e igualitária para todos.
A palavra intercultural faz referencia as relações desenvolvidas entre paises, regiões, ou instituições. No contexto escolar, a educação intercultural tem como objetivo desenvolver a formação sistemática dos estudantes de um modo geral, com o intuito de melhorar acompreensão das culturas nas sociedades modernas, bem como expandir a capacidade de dialogo entre pessoas de culturas diferentes. Para tanto é extremamente necessário que o educador adapte-se ao contexto da diversidade cultural vivenciado pelo corpo dicente, através da compreensão dos mecanismos psico-sociais e dos fatores sócio-políticos, além de levar o corpo estudantil a envolver-se na interaçãosocial, produtora de identidades e de sentido comum à humanidade.
O estudo da História, da Geografia e da Arte mais do que outras disciplinas presentes no currículo educacional apresentam-se como um campo privilegiado de embates interculturais. Segundo Vasconcelos (2007), sem a história, porém, não seriamos capazes de nos localizarmos no tempo e perderíamos, assim, parte de nossa identidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!