As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: aspectos para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar

Páginas: 12 (2779 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 03
2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ASPECTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.................
05
2.1 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.......................... 06
2.2 ADISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL..................... 07
2.3 A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I............................... 08
2.4 DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE.......................................................................................................................
09
3CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 12





1 INTRODUÇÃO

A sociedade atual exige, necessariamente, uma educação comprometida com mudanças e transformações sociais. Envolvida na integração da sociedade e como parteimportante dessa, a educação social e historicamente construída pelo homem é capaz de abarcar toda uma diversidade, compreendendo dessa forma, os desafios que fazem parte da formação profissional do professor. Esta formação constitui um processo que implica em uma reflexão permanente sobre a natureza, os objetivos e as lógicas que presidem a sua concepção de educador enquanto sujeito que transforma e aomesmo tempo é transformado pelas próprias contingências da profissão.
Para compreender a Educação no Brasil, requer conhecimentos dos diversos pensamentos filosóficos e educacionais pelo qual passou a educação nestes últimos séculos, visto que estes pensamentos influenciaram e perpassam por todas as mudanças educacionais.
Vivemos uma época em que a consciência de que o mundo passa portransformações profundas é cada dia mais forte. Esta realidade provoca em muitas pessoas e grupos, sentimentos, sensações e desejos contraditórios, ao mesmo tempo de insegurança e medo, apatia e conformismo, como também de novidade e esperança, mobilizadores das melhores energias e criatividade para a construção de um mundo diferente, mais humano e solidário.
Neste sentido, uma educação que elabore umaproposta que contribua para a inclusão social é importante e essencial para minimizar as exclusões sociais, propiciando, assim, uma prática pedagógica alicerçada numa pedagogia fomentadora das liberdades individuais e coletivas de cada sujeito social em suas identidade e diversidade culturais.
Entendemos que, a educação faz parte da cultura e ela exerce um papel fundamental na compreensão darealidade social, faz-se, portanto, necessário empreender processos educativos que procurem pensar uma sociedade em que cada sujeito social que nela habita possa, é, portanto, nesta linha que se encaixa a educação intercultural que se articula necessariamente com educação para a cidadania.
Assim neste trabalho abordaremos a importância do estudo da história, da geografia e da arte como um dialogointercultural no contexto escolar. Para isso versaremos sobre os temas das disciplinas de Metodologia do Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de Geografia, Metodologia do Ensino de História, Pesquisa e Prática Profissional – A aula e Pesquisa e Prática Profissional – Contexto Escolar.
Os procedimentos metodológicos utilizados na construção deste contemplam os princípios e técnicas da abordagemexploratória, bibliográfica. Esperamos, dessa forma, atingir os objetivos propostos anteriormente e contribuir com uma análise mais elaborada acerca dessa relação.

2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ASPECTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

Muitos casos de autoritarismo e violência nas escolas têm sido vivenciados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!