As atribuiçeõs do assistente social e o trabalho em equipe no caps

Páginas: 7 (1516 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS: 6
4 METAS 7
5 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 8
6 RECURSOS 9
7 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 10
8 CRONOGRAMA 11
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
IDENTIFICAÇÃOOs CAPSs são considerados hoje um dispositivo estratégico da política de saúde mental, e um dos elementos centrais do que há de mais inovador nas propostas da Reforma Psiquiátrica. Os CAPSs têm como função: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando reinternações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de açõesintersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação, dando suporte à atenção em saúde mental na rede básica.
O processo de trabalho em saúde mental está orientado na busca de ruptura do binômio isolamento social/cura, enfatizado pelo modelo biomédico de medicalização e focalização dos sintomas/patologias. Esse “novo” modelo estápautado em uma concepção ampliada de saúde com base no SUS, implicada numa relação com o contexto econômico, social e cultural do país, ou seja, abrangem situações de moradia, saneamento, renda, alimentação, educação, acesso ao lazer e bens (BRASIL, 2005). Essa nova concepção busca abrir canais de democratização dos saberes profissionais, bem como das informações acerca do processo desaúde/sofrimento psíquicos.
O trabalho em equipe passa por mudanças que estão ancoradas na Reforma Psiquiátrica e na orientação da interdisciplinaridade e integralidade. Estas modificações no processo de trabalho em saúde mental estão sendo interpretadas por alguns setores da categoria como “crise profissional”, tendo em vista que as intervenções executadas “tradicionalmente” (alicerçadas natrajetória histórica) somente pelo Serviço Social (triagem, atendimento familiar e alta) atualmente são compartilhadas por outros integrantes da equipe. Frente à plasticidade e à transformação das “intervenções tradicionais”, se faz necessário que o profissional tenha maior clareza sobre suas atribuições, objeto profissional, saberes e contribuições, de modo que subsidiem a construção das fronteiras decompetência em relação às outras profissões do campo.



JUSTIFICATIVA



A interdisciplinaridade não pode ser reduzida à polivalência, flexibilidade, multifunções e à diluição das especificidades, pois isso corresponde diretamente à tendência de flexibilização resultante do processo neoliberal de reestruturação produtiva adaptada ao setor de serviços. O trabalho“interprofissional” exige que os profissionais trabalhem na lógica de interdependência, da integralidade e com plasticidade, o que significa reconhecer que seus conhecimentos específicos e suas práticas correspondem a uma parte da totalidade. Esta perspectiva rompe com posturas “unidisciplinares” onipotentes, cedendo espaço para estabelecimento de relações mais horizontais e democráticas entre os saberes eintervenções das diversas profissões.


[...] é importante sair da redoma de vidro que aprisiona os assistentes sociais numa visão de dentro e para dentro do Serviço Social, como precondição para que possa captar as novas mediações e requalificar o fazer profissional, identificando suas particularidades e descobrir alternativas de ação (IAMAMOTO, 2001).O trabalho do assistente social nas equipes profissionais de saúde mental não é novidade. Segundo Soares (2006), as primeiras intervenções do chamado Serviço Social Psiquiátrico surgiram nos EUA, aproximadamente por volta de 1905, mesmo antes do reconhecimento da profissão na sociedade. O trabalho dos assistentes sociais “psiquiátricos” se baseava no modelo denominado “after-care”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Em Equipe O Assistente Social Nas Empresas Capitalistas
  • O assistente social atuando em gestões de pessoas e trabalhos em equipe
  • Projeto TTC O trabalho do assistente social em CAPS
  • Intervenção do assistente social no caps as
  • Atuação do assistente social no caps
  • Atuação do assistente social no caps
  • Atuação do assistente social no caps
  • O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO HOSPITALAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!