As An Lises De Netto Revisa Da Multi

961 palavras 4 páginas
1)As análises de Netto (1990/1996)compreendem de forma madura a consolidação da vertente de ruptura com o conservadorismo e sua importância para a renovação teórico-cultural da profissão. Segundo o autor, é CORRETOafirmar que:
A) Na década de 1960, consolidou-se, no plano ideopolítico, a ruptura com o histórico conservadorismo do Serviço Social.
B) Foram as lutas sociais que transformaram a questão social em uma questão política e pública, transitando do domínio privado das relações entre capital e trabalho para a esfera pública, exigindo a intervenção do Estado no reconhecimento de novos sujeitos sociais.
C) Passada toda década de 1970, a maioridade do Serviço Social ganhou maior densidade, volume e complexidade nas ramificações e tendências de sua elaboração teórica.
D) O Serviço Social como profissão, em nove décadas de existência no Brasil, ampliou o seu raio ocupacional para todos os espaços onde a questão social tem repercussões, especialmente no campo dos direitos.
E) A vertente de ruptura realizou embate com o tradicionalismo profissional e seu lastro inovador,buscando adequar criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-a academicamente. 2). Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento técnico-operativo no trabalho com indivíduos, grupos e populações utilizados no cotidiano do assistente social, afirma-se:
I. A apropriação do referencial teórico-metodológico, por parte do assistente social, permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação.
II. No trabalho com indivíduos e grupos, cotidianamente o assistente social, em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram.
III. O assistente social exerce sua atividade profissional em diversos espaços, âmbitos, áreas, segmentos populacionais

Relacionados

  • receptores nucleares2
    52884 palavras | 212 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • Guia De Vigil Ncia Epidemiol Gica 7 Edi O 2010
    324139 palavras | 1297 páginas