As alterações sociais, a estrutura social e os grupos sociais

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 20 de março de 2012
Trabalho




As Alterações sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais


História, Cultura, Símbolos e Heróis Brasileiros, A pluralidade no Brasil


História


A História é uma área do conhecimento humano preocupado com a compreensão do passado. Buscando em fontes que relatam o passado, procura dar sentido às ações do Homem com a intenção de dar respostas a questõesdo presente. Dessa forma, esse campo de conhecimento oferece um instrumental útil e necessário para que possamos enxergar em uma perspectiva mais profunda do mundo que nós rodeia.
Além de oferecer mais área do conhecimento, a Historiam tem a interessante capacidade de remontar o passado de formas completamente diferentes. O historiador vai até o passado com um conjunto limitado de perguntas edocumentos que o permitem fazer “apenas” uma forma de compreender um determinado período de tempo. Por isso, não podemos encerrar a compreensão de qualquer fato na obra de um único estudioso.
As primeiras linhas de estudo da História de desenvolveram nas cavernas, quando os primeiros grupos humanos se preocupavam em registrar o desenrolar de sua própria vida cotidiana. Na antiguidade, os primeiroshistoriadores se preocupavam em relatar as peripécias dos grandes personagens e o cenário épico das guerras travadas entre os povos. Muitas vezes, comprometidos com algum dos lados dessa história faziam um relato tendencioso e impreciso.
Na verdade, não podemos mesmo pensar que o historiador deixa suas preferências de lado na hora de trabalhar com o passado que lhe atrai. No entanto, durante muitotempo, o estudo da história se mostrou espalhado em relatos desprovidos de algum tipo de rigor que garantisse algum tipo de objetividade. A partir do século VXIII, observamos a proposição de alguns pensadores que tentaram dar critérios mais rígidos no estudo da História.
Nessa corrente, temos a ascendência de um ideal em que o historiador teria a capacidade de falar do passado sem interferir oconhecimento com suas opiniões pessoais. A partir de então, os fatos históricos começariam a ser julgado com base na importância maior dos fatos de ordem política e econômica. Restringindo com bastante força outros somente no decorrer do século passado.
Atualmente novos temas vÊm tendo bastante força no campo dos estudos históricos. A História oral, a Micro-história e a História Cultural sãoalguns dos novos campos de atuação dessa área do conhecimento. Tendo caráter de fortalecer reflexivo, a História possibilita a criação de um espírito critico capaz de elucidar uma relação mais interessante do homem com a realidade que o cerca.


Cultura!


É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos umprofessor universitário com um indivíduo que não sabe ler em escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela.
Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. “Quantas” vezes já ouvimos os jargões, “O povo não temcultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.
Atualmente para alguns a falta de informação e de contato com a sociedade de uma forma geral é sinal de uma pessoa não tem cultura, cultura nada mais é que uma tradição, costume, língua e sua maneira e modosde viver mantendo as lembranças de seus antigos assim por eles deixadas.
Cultura é uma rede de significado que dão sentido ao mundo que cerca o indivíduo. Ex: A sociedade que englobam um conjunto de aspectos; crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
Nesse sentido, podemos chegar a uma conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais
  • As interações sociais, a estrutura social e os grupos sociais
  • Aula
  • grupos sociais e instituições sociais
  • Psicologia Social (grupos sociais)
  • Isolamento social e grupos sociais
  • Grupos Sociais e organização social
  • Estrutura Social e Classes Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!