Artópodes na Serrapilheir em mata ambrófila densa.

845 palavras 4 páginas
Levantamento de artrópodes na Serapilheira em Mata ombrófila densa.
Letícia Bispo Alves1
Taís de Souza Silva²
RESUMO
Serapilheira compreende, principalmente, o material de origem vegetal (folhas, flores, ramos, cascas, frutos e sementes) e, em menor proporção, o de origem animal ( restos de animais, e material fecal) depositado na superfície do solo de uma floresta. Atua como um sistema aberto com entradas e saídas, recebendo entradas via vegetação e, por sua vez, decompondo-se e suprindo o solo e as raízes com nutrientes e com matéria orgânica. (EWEL, 1976; SANCHEZ e ALVAREZ – SANCHEZ, 1995).
Palavras-chave: manta morta, microbiota decompositora, sedimento.

ABSTRACT

Litter consists mainly of the plant material (leaves, flowers, branches, bark, fruits and seeds) and, to a lesser extent, the animal (animal remains, and fecal material) deposited on the soil surface of a forest. Acts as an open system with inputs and outputs, receiving inputs via vegetation and, in turn, breaking down and supplying soil and roots with nutrients and organic matter. (Ewel, 1976; SANCHEZ and ALVAREZ - SANCHEZ, 1995).

Keywords: Plaid dead, decomposing microbes, sediment.

INTRODUÇÃO
Artrópodes são invertebrados que conseguem viver e ir à busca de seu alimento nos mais diversos ambientes. Ambientes estes que possa suprir as necessidades de casa indivíduo e de sua população e prole. Um dos ambientes visitados por estes é o da serapilheira, onde eles encontram grande quantidade de matéria orgânica em decomposição que é rico em nutrientes. Após a formação desta serapilheira no solo, muitos artrópodes migram para o do dossel da floresta utilizando os troncos de árvores como área de transição para estes ambientes, deste modo, estes troncos de árvores podem agir como uma extensão do hábitat para artrópodos que vive dependendo diretamente do solo, (edáficos), contribuindo para a manutenção da diversidade local. (Funke, 1997).

MATERIAIS E MÉTODOS

Relacionados