arttrite

288 palavras 2 páginas
ARTRITE REUMATÓIDE
A artrite é uma enfermidade de natureza inflamatória que incide especificamente nas articulações , tais como nos joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros, entre outras. Este processo provoca doress intensas, as quais podem se tornar crônicas, tumores nas regiões em que os ossos se articulam, locais rígidos, e vários outros sinais que podem ser traduzidos como consequências de lesões mais ou menos sérias.
Esta doença não deve ser vista como similar ao reumatismo , pois este é de fundo imunológico, enquanto a artrite é um mecanismo estritamente inflamatório, desencadeado por inúmeras causas.
A sua face degenerativa é essencialmente crônica, pois o tecido cartilaginoso se deteriora, instaura-se uma hipertrofia dos ossos, o que leva o enfermo a sentir muita dor quando se move. Ela atinge mais os joelhos, o fêmur da coxa e a coluna vertebral. A artrite reumatóide é de natureza auto-imune. Ela afeta, portanto, o sistema imunológico do organismo e escolhe especialmente as articulações conhecidas como periféricas. Neste processo o corpo combate seus próprios tecidos, atingindo até mesmo a cartilagem e o envoltório das articulações.
Este distúrbio orgânico é uma das expressões reumáticas inflamatórias mais comuns. Seus efeitos, considerados graves, incidem sobre 1% da população planetária.
A artrite não tem cura, mas pode ser amenizada com a movimentação das articulações, a prática de exercícios físicos, principalmente a flexibilização das articulações atingidas, exercitar as mãos em água aquecida, não abusar da prática esportiva, mover-se em uma piscina, não usar cremes sem prescrição médica, envolver a articulação dolorida de leve com um cachecol, para que ela fique mais aquecida; usar luvas elétricas ou as que são confeccionadas com tecidos que esticam para aliviar a dor nas mãos, evitar um peso corporal maior, entre outras medidas eficazes.
FONTE:

Relacionados

  • complexo da cintura escapular
    1635 palavras | 7 páginas
  • ATPS
    2621 palavras | 11 páginas
  • Artigo Na Integra Da OMS Publicado Em 2002 Sobre Violencia E Saude Defini O De Violencia Segundo Esse Org O
    76054 palavras | 305 páginas