Artropodes

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O filo Arthropoda (Artrópodes) é um conjunto muito grande de animais, o maior grupo com espécies descritas. A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. São animais que, como os anelídeos, apresentam metameria (corpo segmentado), embora em aracnídeos e crustáceos haja uma tendência de diminuição desta metameria e, em ácaros e caranguejos ela nãoexiste. Compreende o grupo dos insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Apesar dos artrópodes competirem com o Homem por alimento e provocarem doenças, são essenciais para apolinização de muitas plantas e são também utilizados como alimento e para a produção de produtos como a seda, o mel e a cera .Os Moluscos
 
Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole,mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.
 
 
A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, umaregião chamada de manto.
Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material é acrescentado à concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.
 
Onde vivem os moluscos
Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de  horta, jardim, enfim, onde houvervegetação e a terra estiver bem úmida, após uma boa chuva; ficam também sobre plantas aquáticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.
No tempo em que ainda não havia vida no ambiente terrestre, os moluscos- com a sua concha protetora - já habitavam os mares. O caramujo do mar é uma das espécies que têm 500 milhões de anos de história. Portanto ele já existia há alguns milhões de anos antes dos peixes surgirem no mar. Fósseis revelam que esses seres, atualmente pequenos, foram, no passado, bem maiores, pois há concha fóssil de 2,5 metros.
 
O corpo dos moluscos
Como já vimos, os moluscos têmcorpo mole. A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção sobre troncos de árvores e pedras ásperas, sem machucar o corpo.
O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor.
 

 
 
Classificação dos moluscos
A forma e otipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
 
Gastrópodes
  A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça").
Entre os gastrópodes, estão ocaracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.
A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Osolhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.
 
 Caracol e seus tentáculos
 
Na boca, existe a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais.
 Microscopia eletônica da rádula raspadora.
 
Nematódeos parasitas do ser humano
 




Nematódeos: animais de corpo alongado, cilíndrico e extremidades afiladas.
Os nematódeos endoparasitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artropodes
  • Artrópodes
  • artrópodes
  • artropodes
  • Artropodes
  • Artrópodes
  • Artropodes
  • Artrópodes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!