Artropodes

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Muitos animais sofrem o processo de tagmatização na sua evolução. Defina e exemplifique esse processo.

A segmentação consiste na divisão longitudinal do corpo em unidades repetitivas (segmentos) que dão origem internamente a compartimentos no celoma separados por septos e condiciona praticamente todos os aspectos da estrutura e funcionamento dos animais. Uma das suas vantagens relaciona-secom a locomoção e advém, por um lado, do fato do volume do fluído celômico se manter constante em cada compartimento, funcionando como força antagônica contra a qual os músculos podem atuar e, por outro, da possibilidade de controlar independentemente cada segmento. Tal permite que o movimento peristáltico seja localizado e envolva apenas os músculos estritamente necessários, diminuindoconsideravelmente as necessidades energéticas do movimento. A compartimentação do corpo levou à repetição de estruturas em cada segmento. Tal pode ser encarado como outra das vantagens da segmentação, já que poderá diminuir o impacto da danificação do corpo do animal; os segmentos não danificados podem manter as suas funções praticamente normais e, desta forma, aumentar a probabilidade do animal superar osdanos sofridos.
Outra vantagem ao longo da evolução refere-se ao fato da segmentação permitir a modificação de certas porções do corpo para o desempenho de funções especializadas, como alimentação, locomoção e reprodução. Esta especialização do corpo, tagmatização, tem a sua forma mais simples nos Anelídeos e está particularmente bem desenvolvida nos Artrópodes. A tagmatização resulta debasicamente três processos: restrição de certas estruturas segmentares a apenas alguns segmentos (ex. as gônadas dos Oligoquetas restringem-se a apenas alguns segmentos - segmentos genitais); existência de estruturas segmentares que estruturalmente estão adaptadas ao desempenho de várias funções (ex. apêndices adaptados para a alimentação, trocas gasosas, reprodução, etc.); fusão de segmentos dando origem azonas diferenciadas. Esta fusão poderá ocorrer em qualquer região do corpo, mas é bastante mais comum na região anterior, podendo dar origem a uma cabeça complexa.


Qual a posição do Filo Onychophora em relação aos Arthropoda?

Em algumas taxonomias onicóforos são colocados como uma classe de artrópodes, sendo descritos pela primeira vez como uma espécie do filo Mollusca. Osonicóforos são interessantes pela contribuição que nos dá para a compreensão da evolução dos Arthropoda. Tradicionalmente Arthropoda, Onychophora e Tardigrada, têm sido considerados relativamente próximos aos anelídeos por causa de seu plano de segmentação corporal (a hipótese também dos Articulata). O onicóforos tem também sido frequentemente descritos como intermediários entre anelídeos e artrópodes.Entre muitos caracteres compartilhados entra Arthropoda e Onychophora, como corpo segmentado, apêndices segmentares pareados, sistema nervoso em “escada–de-corda”, mandíbulas, coração com óstios, respiração por traquéias, talvez o mais importante para essa comparação seja o exoesqueleto com α-quitina e proteína não colágena com ecdise (muda). Atualmente a maioria dos Zoólogos considera Onychophoracomo um parente próximo de Arthropoda e Tardigrada, no táxon monofilético Panarthropoda. Segundo Nielsen (1995), algumas das características compartilhadas pelos Panarthropoda, táxon que inclui Onychophora, Tardigrada e Arthropoda, seriam a cutícula com α-quitina, a ecdise e a manipulação do alimento por meio de apêndices modificados, sendo que Arthropoda se diferenciaria dos demais principalmentepela presença de exoesqueleto articulado e olhos compostos. Mais recentemente, tem sido bastante reforçada a idéia de que os Aschelminthes, incluindo também Rotifera e Acanthocephala, integrariam os Panarthropoda, formando, junto os Onychophora, o táxon Ecdysozoa.


Como é a respiração nos Arachnida?

Os órgãos das trocas gasosas dos aracnídeos são os pulmões foliáceos ou traquéias ( ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artropodes
  • Artrópodes
  • artrópodes
  • artropodes
  • Artropodes
  • Artrópodes
  • Artropodes
  • Artrópodes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!