Artrite Reumatóide e Alterosclerose

1035 palavras 5 páginas
Artrite Reumatóide e Alterosclerose
A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica inflamatória de etiologia auto-imune. Tem como principal característica sinovite crônica, simétrica, preferencialmente de articulações periféricas, e a maioria dos pacientes apresentam fator reumatoide positivo. É predominante no sexo feminino, surgi após a quarta década de vida, com pico de incidência na quinta década. Seu diagnóstico é realizado por meio da associação de manifestações clinicas, radiológicas e laboratoriais.
Fisiopatogênese da artrite reumatoide
O evento inicial da doença é o processo inflamatório principiado na membrana sinovial com infiltrado de linfócitos e macrófagos. Este pode adquirir uma estrutura similar ao de tecidos linfoides terciários, com ênfase nos linfócitos T CD4+. A hiperplasia das células sinoviais, o infiltrado linfócito e a neoangiogênese levam a formação do “pannus”, que atinge o osso subcondral, a cartilagem articular, com destruição progressiva. As perdas focais de osso marginal e subcondral contribuem para a morbidade da doença. O osteaclasto é a principal célula envolvida neste processo. As ativações de tais células são por citosinas e mediadores inflamatórios.
A produção de citosina, predominante as pró-inflamatórias, tem papel fundamental na iniciação e perpetuação da inflamação crônica na membrana sinovial. A resposta T do tipo auxiliar 1 gera a produção de interferon-gama (INf-y), que estimula a liberação de TFN-a, a interleucina – 1 beta (IL - 1β) e metaloproteinases pelos macrófagos e fibroplastos sinoviais.
Sobrevida na artrite reumatoide e alterosclerose na artrite reumatóide
Pacientes com AR apresentam taxas aumentadas de mortalidade e as causas mais frequentes são em decorrência de DCV e cerebrovascular, infecções, doenças linfoproliferativas e complicações gastrintestinais e relacionadas à AR.
Na alterosclerose a principal causa de morte em pacientes com AR é a DCV. A mortalidade por DCV é maior na AR, em comparação

Relacionados