artrópodes

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
Como são os artrópodes
O esqueleto de um artrópode é uma carapaça conhecida por cutícula, feita de proteínas e quitina. Como envolve o corpo do animal do lado de fora, é chamado de exoesqueleto.
Arigidez da carapaça é importante, pois sustenta o corpo do animal e protege dos predadores. Os artrópodes costumam ser bastante ágeis, porque, em certos pontos, o esqueleto é mais fino e pode serdobrado e também da existência de uma musculatura bem desenvolvida, com músculos capazes de contrações rápidas.

O corpo dos insetos
O corpo dos insetos é dividido em três regiões: cabeça, tórax eabdome. Na cabeça há um par de antenas, que capta cheiros e é sensível ao tato; olhos simples (os ocelos) que acusam a presença de luz e de objetos próximos; e olhos compostos, formados pela união devarias unidades, dotadas de lentes que, em conjunto, fornecem imagens dos objetos e são muito sensíveis aos movimentos. Ao redor da boca existem as peças bucais, que ajudam na alimentação do animal evaria muito entre os insetos dependendo da adaptação do grupo a uma variedade de alimentos.

O desenvolvimento dos insetos
De modo geral, os insetos têm os dois sexos em indivíduos distintos. Afecundação é interna: os espermatozóides são lançados dentro do corpo da fêmea, onde fecundam os óvulos. Os ovos são envolvidos por uma casca impermeável que evita seu ressecamento.
Em alguns insetos,como a traça dos livros, o ovo origina um individuo semelhante ao adulto. O desenvolvimento é direto, sem metamorfose.
O ovo de outros insetos origina um individuo chamado ninfa, que apresenta poucadiferença em relação ao adulto. No caso do gafanhoto, por exemplo, a ninfa não possui asas. Ocorre então, uma metamorfose incompleta.

Os insetos e os ambientes
Os insetos participam de um númeroimenso de cadeias alimentares. Muitas formigas, assim como outras espécies de insetos e as minhocas, revolvem a terra e ajudam a arejar o solo, facilitando o crescimento das plantas.
Os insetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artropodes
  • Artrópodes
  • artropodes
  • Artropodes
  • Artrópodes
  • Artropodes
  • Artrópodes
  • Artropodes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!