Artito Esclarecimento Kant

7780 palavras 32 páginas
O CONCEITO DE ILUMINISMO EM KANT E SUA IMPLICAÇÃO COM A MORALIDADE E A POLÍTICA
Carlos Weinman1
RESUMO

O presente artigo discorre sobre os conceitos de iluminismo, de moralidade, de política sob a perspectiva kantiana. O esclarecimento é definido como a capacidade de pensar por si mesmo. Essa capacidade é indispensável na relação do ser humano com a moralidade e com a política. Todavia, muitos fatores contribuem para a menoridade e para a realização do dever moral e político. Por isso, somos impulsionados a questão de como seria possível o esclarecimento. A educação é percebida como um importante meio para essa finalidade, dado que o homem não é nada mais do que a educação fizer dele. Assim, a educação, a moral, a política e a busca do esclarecimento estão intimamente ligados no pensamento de Kant.

Palavras – chave: Iluminismo. Educação. Moral. Política. Liberdade

1. INTRODUÇÃO

“O homem é a única criatura que precisa ser educada.” (KANT, 1996, p. 441). É dessa forma que Kant começa o seu texto intitulado “Sobre a Pedagogia”. O filósofo discorre que em geral os seres são determinados pelo instinto. Por sua vez o homem cria e recria valores. Por esse motivo temos a necessidade de aprender os valores construídos socialmente e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de pensar, pois não basta seguir regras pelo hábito.
A partir disso, podemos afirmar que o ser humano pode ser educado para o desenvolvimento da autonomia, da independência, ou, ainda, para dependência, para a subserviência. Nesses casos, a perspectiva de mundo fornecida pelos valores, socialmente reproduzidos, torna-se uma espécie de natureza, no sentido que tais valores são percebidos como naturais e não são questionados.
A educação implica uma visão social e uma atribuição ideal que esperamos do ato educativo. Entretanto, não podemos esperar que essa atividade seja sempre consciente. Ocorre que, muitas vezes, os valores, as atuações são resultantes do costume, do hábito. Ao mesmo

Relacionados