Artistas Plásticos brasileiros

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
Pedro Américo
Pedro Américo (1843-1905) nasceu em Areia, Paraíba, no dia 29 de abril de 1843. Filho do violonista Eduardo de Figueiredo e de Feliciana Cirne. Em 1854 foi para o Rio de Janeiro,estudar no Colégio Pedro II. Em 1956 ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Recebeu de D. Pedro II, um curso na Escola de Belas Artes em Paris, para onde foi em 1859. Foi discípulo de Ingres, umdos maiores pintores do neoclassicismo francês.
Voltou ao Brasil em 1864, mas logo retornou para a Europa, onde na Universidade de Bruxelas recebeu o título de Doutor em Ciências Físicas e Naturas.Além de produzir várias tela, dedicou-se à poesia, ao romance, e a filosofia. Em 1869 esteve em Portugal, onde casou-se com Carlota de Araújo Porto Alegre, filha do cônsul brasileiro em Lisboa. O casalteve três filhos. Nesse período, entre outros trabalhos, pintou os retratos de D. Pedro I, D. Pedro II e Duque de Caxias.
Em 1888, estando em Florença, Itália, Pedro Américo pintou a sua obra de maiordestaque, "Independência ou Morte" mais conhecida como "O Grito do Ipiranga", retratando um fato ocorrido em 1822, antes de seu nascimento, que foi encomendada por D. Pedro II, para fazer parte doacervo do Museu Imperial, hoje Museu Paulista.
Pedro Américo de Figueredo Melo faleceu em Florença, Itália, no dia 7 de novembro de 1905.


Almeida Junior

José Ferraz de Almeida Júnior nasceu emItu, cidade do interior de São Paulo, em 8 de maio de 1850. No Rio de Janeiro, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno deVítor Meireles. Após ter concluído o curso, retornou paraa sua cidade natal, atuando como retratista e professor de desenho.
Por insistência de Dom Pedro II, que conheceu o seu trabalho em uma viagem pelo interior de São Paulo, Almeida Júnior viaja para aEuropa, residindo em Paris entre os anos de 1876 e 1882. Novamente no Brasil, realiza uma exposição na cidade do Rio de Janeiro, e no ano seguinte abre um ateliê na rua da Glória, em São Paulo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artistas plasticos
  • Artistas brasileiros
  • Artistas Brasileiros
  • Artistas brasileiros
  • Artista Plástico Nonato Oliveira
  • Entrevista Artista Plástico
  • bibliografia de um artista plastico
  • Artista plástico/designer gráfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!