Artirte

691 palavras 3 páginas
Definir:
1. Artralgia x artrites
Artralgia significa dor articular, estando ausente qualquer outro componente de inflamação. As principais causas de dor são o traumatismo e a inflamação (artrites aguda e crônica). Geralmente, a artralgia se associa com o comprometimento da função articular que varia desde uma simples restrição dos movimentos até sua completa.
Caso esteja presente, além da dor, um ou mais dos três sinais - calor, rubor e aumento de volume – fala-se em, que significa inflamação da articulação. Em algumas situações, a artrite manifesta-se apenas com aumento de volume por derrame intra-articular.
2. Artrites agudas x crônicas
Aguda
Início súbito e duração inferior a três meses. Exemplos: gota, artrite séptica, trauma.

Crônica
Início mais insidioso e duração superior a três meses. Exemplos: artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite.

OBS: Alguns autores consideram acometimento articular agudo aquele que dura menos de seis semanas, e crônico, aquele que dura seis ou mais semanas.

3. Artrites Mono x oligo x poliarticulares

Monoarticular
Acometimento isolado de uma articulação. Exemplos: gota (doença causada pela deposição de microcristais de urato monossódico no espaço articular), pseudo-gota (microcristais de pirofosfato de cálcio), artrite séptica (presença de um microrganismo no espaço articular, causando inflamação; também chamada de artrite infecciosa), artropatia por trauma.
OBS: Em caso de acometimento monoarticular, é importante que se firme o diagnóstico de forma precoce (se é doença por infecção ou por outras causas, como a deposição de microcristais), pois certas bactérias podem provocar uma rápida destruição da cartilagem articular.

Oligoarticular
Acometimento somatório de duas a quatro articulações. Exemplos: osteoartrite (ou osteoartrose, doença caracterizada pela degeneração da cartilagem articular), espondiloartropatias(doenças que afetam as vértebras, como a espondilite anquilosante e a artrite

Relacionados

  • Bc Bio 2012 P2
    1726 palavras | 7 páginas