Artigothomashobbesdoestadodenaturezaoestabelecimentodocontrato

4213 palavras 17 páginas
Thomas Hobbes: Do Estado de natureza ao Estado civil
Stela dos Santos Borges1
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como Thomas Hobbes explica a transição Estado de natureza e o Estado civil, e o papel fundamental que o contrato exerce nesse processo. Na teoria politica Hobbesiana, o homem aparece não como um como um ser racional, mas sendo dominado pelas paixões, que, sem a presença de um poder maior, para impor o respeito mútuo entre ele e seus semelhantes, não consegue viver em sociedade. Nesse contexto, só a instituição de um poder que consiga estabelecer o respeito entre os homens, possibilita a vida em sociedade.
Palavras-chaves: Thomas Hobbes, estado de natureza, estado civil, contrato social.
_____________________________________________________________
1. Introdução
Thomas Hobbes nasceu em 5 de abril de 1588, em Wetsport na Inglaterra. Foi um matemático, teórico politico e filósofo. Duas de suas principais obras são Do cidadão, publicada em 1642, e Leviatã, publicado em 1651. (LIMONGI, 2002). Thomas Hobbes é um filosofo contratualista, ou seja, o mesmo acredita que a origem do Estado e/ou da sociedade esteja num contrato. Em Leviatã, o mesmo explica como se dá a transição do homem em seu estado natural para o homem capaz de viver em sociedade, e que papel o contrato apresenta nesse processo.
2. O Estado de natureza
Em sua teoria politica, Thomas Hobbes não considera os homens como seres racionais. Os mesmos são dominados pela paixão e não pela razão. Nesse sentido, a razão não é uma faculdade inata ao ser humano, e nem pode ser adquirida com a experiência. A razão só pode ser conquistada pelos homens através do esforço e do método. Dessa forma, mesmo que estes sejam detentores da razão ainda fazem pouco uso da mesma.
Porém, para Thomas Hobbes, o homem natural não é um homem em um estado de selvageria. No estado de natureza o homem é o mesmo que vive em sociedade civil, pois não existe possibilidade da natureza do homem se modificar.

Relacionados