ArtigoTerceiriza O

Páginas: 18 (4300 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Terceirização no Desenvolvimento de Software
Bruna Bersagui de Borba, João Batista da Conceição, Rosângela de Souza da Silva
Análise e Projetos de Sistemas – Licenciatura em Computação
Faculdade Cenecista de Osório (FACOS)
Rua 24 de Maio, 141 - Centro 95.520-000 – Osório – RS – Brasil
bruna.caraa@gmail.com, titajc@hotmail.com, rosangela.1974@hotmail.com

Abstract. This article describes, basedon existing literature, the concept, processes, reasons, the phases, the advantages, disadvantages and the importance of contract management of outsourcing software development. Seems clear that effective outsourcing IT enables new technological solutions to achieve as a result of specialized human resources and the greater ease of access to emerging technologies, leading organizations to be morecompetitive.
Resumo. Este artigo descreve, com base na literatura existente, o conceito, os processos, as razões, as fases, as vantagens, as desvantagens e a importância da gestão contratual da terceirização no desenvolvimento de software. Parece estar bem claro que a terceirização eficaz em TI possibilita alcançar novas soluções tecnológicas, em decorrência dos recursos humanos especializados oupela maior facilidade de acesso às tecnologias emergentes, levando as organizações a serem mais competitivas.
Palavras Chave: terceirização, desenvolvimento, tecnologia da informação
1. Introdução
O cenário empresarial atual é complexo e composto de fatores interdependentes variados: maior interdependência entre as nações (processo de globalização); o surgimento da economia digital, baseada emconhecimento e inovação; a tecnologia da informação, resultado da união entre informática e telecomunicações, entre outros.
A rapidez com que as mudanças no ambiente externo afetam as empresas requer o desenvolvimento de eficientes estratégias de aquisição de informações internas e externas. Assim, para acompanhar um cenário cada vez mais competitivo, as empresas se movem na direção de investirem emsistemas de informação, buscando aumentar a eficiência, a produtividade e os lucros da empresa.
O rápido desenvolvimento da tecnologia no final do século XX, o remanejamento das estruturas econômicas da época da Guerra Fria e o extraordinário crescimento da disponibilidade de informação prenunciaram grandes mudanças na estrutura das empresas para o século XXI. (MARTINS e ALT, 2005, p.57 apudKUCHENBECKER, 2006).
Sendo assim, para atender às necessidades específicas de seus negócios - normalmente não supridas por produtos disponíveis no mercado - muitas empresas tentam desenvolver internamente seus softwares, o que, na maioria das vezes, não é a melhor alternativa. Segundo a literatura existente, além de exigirem grandes investimentos em equipe e infraestrutura, a grande maioria destesprojetos sofre desvios significativos de custo, cronograma e escopo. Como consequência, nem sempre são desenvolvidas todas as funcionalidades desejadas, gerando frustração do usuário e grande desperdício de tempo e recursos.
Nesse contexto, surge a necessidade de se terceirizar o desenvolvimento de software, onde a empresa contratada desenvolve equipes de análise de sistemas especializadas. Osprojetos são iniciados através da modelagem de processos e através deles são identificadas as necessidades do cliente e quais requisitos deverão ser implementados, garantindo melhor entendimento, gerenciamento, produtividade e atendimento das necessidades da contratante.
Sendo assim, a terceirização no desenvolvimento de software tornou-se uma estratégia, tendo como vantagens o acesso a novosrecursos tecnológicos, tanto em pessoal especializado quanto em tecnologia emergente; agilidade na implementação de novas soluções; previsibilidade dos gastos/custos e prazo, entre outros, o que possibilita a empresa a enfrentar o mercado competitivo de maneira mais adequada àquilo que necessita.
Com base em estudos já realizados, este trabalho tem como objetivo apresentar as razões que levam as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!