Artigotecnológico

590 palavras 3 páginas
PONTOS PRINCIPAIS DO PROJETO

No caso de Tucunduba, as características socioeconômicas e culturais do contexto propiciaram uma situação ambientalmente desqualificada, sem infra-estrutura ou diretrizes de ocupação criteriosas, ocasionando prejuízos adicionais à saúde da população residente. Certamente, em outras áreas, a presença dessas mesmas características pode gerar outros reflexos, que devem ser investigados e definidos.

Metas do Projeto:
Melhoria das condições de habitação e urbanização de áreas marginais - Como?
•controle de alagamentos;
•implantação de infra-estrutura;
•melhoria das condições de saneamento básico e, conseqüentemente, das condições de vida.

Dinamização Econômica: Como?
•melhoria dos acessos e deslocamentos;
•incremento de renda da população local (escoamento da produção local via transporte fluvial).

Recuperação Ambiental de Recurso Hídrico Degradado e Despoluição - Como?
•desobstrução do leito de igarapé (recuperação do fluxo);
•recuperação margens (replantio);
•remoção de palafitas e aterros.

Em Tucunduba, segundo a descrição do projeto, o problema central era a localização de habitações precárias, sob a forma de palafitas, no leito do igarapé. Este fato, por sua vez, ocasionava poluição das águas e retenção de seu escoamento gerando condições de insalubridade e alagamentos para a população das áreas adjacentes.

No caso de Tucunduba pretendeu-se que os impactos (positivos) principais fossem produzidos na qualidade de vida da população urbana: melhores condições de moradia, eliminação dos alagamentos, melhoria nas condições sanitárias, melhoria dos deslocamentos e acessos.
Com referência às condições do meio ambiente, as melhorias podem ser identificadas na desobstrução do igarapé, controle da poluição hídrica e controle do assoreamento, além da revegetação de trecho das margens do igarapé, recriando as condições naturais.
Com referência aos impactos socioeconômicos, identifica-se a criação de oportunidades de

Relacionados