Artigos jornal sticos e artigos cient ficos unip

933 palavras 4 páginas
Artigos jornalísticos e artigos científicos. No dia a dia, uma fonte importante e recorrente de informações são os jornais. Podem ser televisivos, radiofônicos, virtuais ou mesmo os tradicionais jornais impressos. Se pegarmos, por exemplo, um artigo de um grande veículo que trate de futebol, a apresentação, informações e problematizações serão apresentadas de uma determinada forma. Quando o mesmo assunto é tratado em um artigo científico, ele deve apresentar certas peculiaridades na forma e no conteúdo.
Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo científico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico. O avanço do conhecimento e de tecnologias de qualquer área ou segmento dá-se por meio da pesquisa científica. No Brasil, de modo geral, a produção científica cresce anualmente.
Segundo dados da Capes, no período de 2005 a 2009, o Brasil foi o sexto no ranking dos países que mais produziram artigos científicos, ocupando o 13º posto dos países com maior número de artigos científicos publicados (Dominguez, 2012).
Em contrapartida, quando se avalia o fator de impacto dos trabalhos produzidos no Brasil –pela média de citações em determinado periódico–, a representatividade do país muda, ocupando somente o 47º posto dos países com mais citações de seus trabalhos científicos (Dominguez, 2012).
Assim sendo, podemos detectar o primeiro problema relacionado à ciência feita no Brasil: grande parte dos estudos realizados não são “lembrados” nas discussões de trabalhos subseqüentes da área.
Não diferente no futebol, o número de pesquisas científicas cresce a cada ano. Para ilustrar este fato, se fizermos uma busca no principal banco de dados de artigos científicos - PUBMED - pelo descritor soccer, tendo em vista que a maioria da produção científica é divulgada em língua inglesa, encontraremos uma crescente no número de trabalhos publicados ao longo das décadas.
Nos anos 70, por exemplo, foram

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas