artigos 7k54n1r 1

954 palavras 4 páginas
SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE OVOS COM A
POEDEIRA EMBRAPA 051
Valdir S. de Avila, D.Sc
Fátima R.F. Jaenisch, MSc
Elsio A. P. de Figueiredo, PhD
Gilberto S. Schmidt, DSc
Paulo S. Rosa, DSc
Paulo A. R. de Brum, DSc
Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves
As poedeiras coloniais Embrapa 051 são aves para produção de ovos, recomendadas para sistemas alternativos, diversificando a pequena propriedade.
Após o período de postura, as aves abatidas podem servir para consumo doméstico e (ou) industrial. Este sistema de produção inclui um galinheiro telado com cortinas laterais, para a criação confinada, com baixa densidade. A cama com 10 cm de espessura, evita o contato direto da ave com o piso e serve para incorporação principalmente da umidade e das excretas. Nos ninhos, o objetivo é preservar a higiene e integridade dos ovos. A alimentação deve ser controlada e a água limpa, fresca, isenta de microorganismos patogênicos e fornecida à vontade. Ilustração para um sistema de produção na propriedade familiar

Galinheiro

Composteira

ou

Casa Agricultor

Pomar

Horta

A figura mostra o galinheiro, composteira, horta, pomar e a casa do agricultor.
1

Nos primeiros dias as aves devem ser mantidas em círculos de proteção, com fonte

de

aquecimento,

comedouros

e

bebedouros

apropriados.

A

temperatura no local do alojamento deve ser de 32 °C no primeiro dia, reduzindo gradualmente para 28 °C, 26°C e 24°C aos 7, 14, 21 dias de idade, respectivamente. A partir desta idade monitorar a temperatura ambiente através das cortinas e outros recursos disponíveis.
A ração na fase de cria, deve ser fornecida até a 6ª semana de idade, inicialmente em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. Para a fase de recria, é fornecida entre 7 a 18 semanas e para a fase de produção entre 19 semanas ao final da postura.
A transferência das frangas para o galinheiro de produção, quando criadas em outro aviário, deve ser efetuada até no máximo 18 semanas de idade. A densidade de alojamento recomendada

Relacionados