ARTIGOQUIMICA

1516 palavras 7 páginas
ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Iago Nascimento Souza (UNIFACS, iago.nascimento28@gmail.com),
Priscylla Peneda (UNIFACS, priscyllapeneda@gmail.com),
Rodrigo Cota (UNIFACS, 144141081@unifacs.edu.br),
Maurício Hermida Romero Pessoa (UNIFACS, mauriciohermida1@gmail.com),
Mateus (UNIFACS, 029101043@unifacs.edu.br).

Orientador: Iran Talis Viana Santos (UNIFACS, iran.santos@pro.unifacs.br)

RESUMO

O Trabalho exposto teve por objetivo caracterizar, através de experimentos, a variação das propriedades ácido - básicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um período da tabela periódica, estudar a polaridade das moléculas de solventes e solutos, estudar a influência da polaridade das moléculas na solubilidade em diferentes solventes e aplicar o conhecimento de solubilidade para determinar a quantidade de álcool na gasolina.

Palavras Chave: Artigo Científico, Álcool, Gasolina, Misturas, Heterogênea, Homogênea, Solubilidade;

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da química experimental, antes da formalização dos conceitos, os cientistas identificavam os ácidos e bases por suas propriedades características.
Os ácidos eram identificados pelo sabor azedo, por conduzirem corrente elétrica e quando adicionado ao mármore ou a outros carbonatos produzirem efervescência com liberação de gás carbônico. As bases eram caracterizadas pelo sabor adstringente, por tornar a pele lisa e escorregadia e por conduzirem corrente elétrica.
Após a elaboração das teorias de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis concluiu-se que ácidos são substâncias que se ionizam em soluções aquosas para formar íons hidrogênio, aumentando a concentração de íons H+ (aq). Uma vez que o átomo de hidrogênio possui apenas um elétron, H+ é simplesmente um próton. Portanto, os ácidos são comumente chamados de doadores de prótons. E as bases são substâncias que aceitam (reagem com) íons H+. Elas produzem íons hidróxido (OH-) quando dissolvidos em água. Compostos

Relacionados