artigomatconstru o

1324 palavras 6 páginas
DOSAGEM DE CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO (C.A.D.)

1. RESUMO

Foi apresentado para a equipe um trabalho com a seguinte proposta: realizar a dosagem de um concreto de alto desempenho (C.A.D), o qual a resistência final de projeto é de 50mpa, de acordo com os dados e condições propostas. O concreto será utilizado numa construção de 40 andares, exposta a atmosfera marítima, a betoneira deverá está no eixo vertical, transporte por bombeamento, lançamento convencional e adensamento mecânico. Os materiais disponíveis no laboratório são: cimento CPV-ARI RS, brita 19mm e areia 1,23mm, também será utilizado adição (sílica) e aditivo (hiperplastificante).

2. INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em um estudo aprofundado sobre o Concreto de Alto Desempenho (CAD), que demonstra de forma clara e coerente toda a importância e a ascendente influência desse tipo de concreto na construção civil, que tem sido bastante utilizado nos dias atuais, principalmente quando se busca elevadas resistências mecânicas à compressão e durabilidade.

Para tal, fizeram-se imprescindíveis a abordagem sobre os processos necessários para a realização da dosagem do CAD, principalmente com relação aos materiais necessários, como o cimento, os agregados graúdos e miúdos, a água, o aditivo e a sílica ativa. Demonstra também como se chegar a um traço adequado para que a consistência (Slump Test) e a resistência à compressão necessárias sejam obtidas.

Todas estas questões serão devidamente abordadas ao longo deste estudo, questionando diferentes aspectos sobre cada passo da dosagem do concreto.

3. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo a produção do C.A.D., concreto de alto desempenho, com resistência final de 50mpa, utilizando o critério da ACI 211-1 e a NBR 12655, para a determinação do traço unitário, consistência, bem como outros fatores importantes na dosagem do concreto.

4. METODOLOGIA

Para a realização da dosagem, primeiramente, a equipe teve que ir ao laboratório para

Relacionados