Artigoinclus O

2922 palavras 12 páginas
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL

INCLUSÃO ESCOLAR

Suzane Aparecida Bahls Moreira

Artigo apresentado como exigência parcial para conclusão de Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da FACEL. Turma: 15/02/2014
Tutor Orientador (a): Mariliz Araujo Dall Igna

RESUMO
Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se atribui à educação, além de atualizar nossas concepções para compreender a complexidade e amplitude que envolve esse tema que é muito complexo.
Outro aspecto a ser considerado é o papel do professor, pois não é nada fácil repensar sobre o que estamos acostumados a fazer, além disso, a escola está estruturada para trabalhar com a homogeneidade e não com a diversidade.
Palavras chave: Inclusão, sociedade, professor.
1. INTRODUÇÃO
Historicamente a Educação Especial, apresentou um atendimento segregado e excludente, em que se considerava impossível e desnecessária uma educação escolar para pessoas com qualquer tipo de deficiências. Porém, nas últimas décadas surgiu a idéia da inclusão sócio-educacional dessas pessoas. Essa transformação foi possível a partir do desenvolvimento de novos métodos e técnicas de ensino baseados nos princípios de que pessoas com deficiências são capazes de se desenvolver academicamente, pois até então eram excluídas do processo educacional. “O deficiente pode aprender” tornou-se a palavra de ordem, resultando na mudança de paradigma do “modelo médico” para o “modelo educacional”. A ênfase não era mais a deficiência intrínseca do indivíduo, mas sim a falha do meio em proporcionar condições adequadas que promovessem a aprendizagem e o desenvolvimento. (GLAT, 1985; 1995; KARDLEC & GLAT, 1984).
Em relação ao objetivo desse trabalho é enfrentar os desafios da inclusão, tornando a escola mais democrática, garantindo assim o direito de todas as pessoas a uma educação de qualidade.
O presente trabalho trata dos princípios da Educação especial no Brasil, da integração

Relacionados