ArtigoduplaEAD

882 palavras 4 páginas
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Elisvania Soares da Silva maginni_8@hotmail.com Gerusa Abreu Fogaça gerusafogo@gmail.com RESUMO
O presente artigo discute a educação à distância na formação de professores, dando ênfase para a qualidade do curso de EAD, proposta de educação tecnológica de informação e comunicação que vem sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica,
Educação Superior e em cursos abertos. Abordar-se-á seu sistema de funcionamento, concepção educacional e aceitação do método em ambiente virtual que tem indiscutível crescimento global trazendo oportunidades de graduação para muitos indivíduos que não teriam a mesma disponibilidade no método convencional.
Palavras-chave: Educação a distância - Formação de professores

INTRODUÇÃO
O Ensino a Distância (EAD) vem rompendo fronteiras através do espaço virtual. A maioria dos optantes da modalidade procura uma forma de ensino mais flexível para que possam estudar sem sair de casa ou mesmo conciliar brechas no horário de trabalho.
O EAD tem funcionamento simples e prático; após a escolha do curso surge um ambiente dinâmico e inovador que oferece autonomia para o usuário seguir o programa proposto pelo AVA – ambiente virtual de aprendizagem. Entre as ferramentas do portal encontra-se agenda de trabalhos, área com conteúdos de aulas, data de provas, fóruns avaliativos on-line ou por mensagens que vão sendo postadas de acordo com propostas dos tutores a distância, locais para debates e conversas entre tutores e alunos. O avanço e crescimento do EAD tem grande influência do MEC, que permite que todos acessem e busquem informações sobre instituições de ensino, cursos oferecidos na modalidade técnico e superior, tornando os cursos on-line mais atrativos e confiáveis.

1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Entre 1922 e 1925 foi criado um plano sistemático de utilização educacional de radiodifusão com o intuito de ampliar o acesso à educação por Roquette Pinto na cidade do Rio de Janeiro; a partir de 1941 o

Relacionados