Artigo27

Páginas: 14 (3434 palavras) Publicado: 25 de março de 2015

AVALIAÇÃO DE MEMBRO SUPERIOR EM MULHERES MASTECTOMIZADAS
EVALUATION OF WOMEN IN HIGHER STATE MASTECTOMIZED

Mara Vania Guidastre - m_risaguist@hotmail.com
Marcela da Silva Mussio - marcela_mussio@hotmail.com
Ana Claudia – anaclaudia@unisalesiano.edu.br
Ana Beatriz – bia@unisalesiano.edu.br


RESUMO

O câncer de mama é a neoplasia de maior ocorrência entre as mulheres. Observa-se nopós-operatório imediato a dificuldade de movimentar a articulação do ombro do lado operado. A fisioterapia pós-operatória melhora a qualidade de vida das pacientes, e tem como objetivos: a diminuição da dor, manutenção da amplitude de movimento e da força muscular, prevenção do linfedema e de retrações e aderências cicatriciais, e a manutenção da postura adequada. O objetivo deste estudo foi avaliar omembro superior de mulheres mastectomizadas, comparando força, amplitude de movimento e circunferência do membro superior homolateral à cirurgia. Para realização da pesquisa foram avaliadas 7 pacientes mastectomizadas, utilizada uma ficha de avaliação elaborada pelas próprias autoras. Dos resultados demonstram alteração na perimetria, a qual está relacionada com a presença de linfedema, diminuição deamplitude de movimento e de preensão palmar, porém não apresentaram uma diminuição de força muscular.

Palavras Chaves: Fisioterapia, Câncer de Mama, Câncer de Mama - Avaliação.


ABSTRACT
Breast cancer is the most frequent cancer among women. Observed in the immediate postoperative difficulty moving the shoulder joint of the operated side. The postoperative physical therapy improves quality oflife of patients and aims to: decrease pain, maintain range of motion and muscle strength, prevention of lymphedema of retractions and adhesions and scarring, and maintaining proper posture. The aim of this study was to evaluate the upper limb in women who had mastectomies, compared strength, range of motion and circumference of the upper limb ipsilateral to surgery. To perform the study wereevaluated seven mastectomy patients, used an evaluation form prepared by the authors themselves. Results demonstrate change in girth, which is related to the presence of lymphedema, decreased range of motion and hand grip, but did not show a decrease in muscle strength.


Keywords: Physical Therapy, Breast Cancer, Breast Cancer - Evaluation.

INTRODUÇÃO

Segundo Granja (2004) a mama é considerada como umsímbolo de vida, além de desempenhar um papel relevante na sensualidade e na sexualidade feminina, retratando um símbolo de feminilidade, estética e de afeto.
Guirro; Guirro (2004) afirmam que o câncer de mama é a neoplasia de maior ocorrência entre as mulheres. Faz-se necessário ressaltar que ele é a principal causa de mortalidade por neoplasia maligna entre as mulheres brasileiras, e a segundacausa de mortes em geral.
Ele é considerado um tumor com taxa de sobrevida alta, mas a grande mortalidade entre as mulheres brasileiras deve – se, em partes, pela descoberta tardia da doença. (FONSECHI – CARVASAN; GURGEL; MARCHI, 2006).
Estudos demonstram que o tratamento precoce pode diminuir a mortalidade. Atrasos de 3 a 6 meses entre a descoberta da doença e o começo do tratamento, diminuemdrasticamente as chances de sobrevida dessas pacientes. (FRAILE et. al, 2008).
O câncer de mama é mais comum em: mulheres com idade maior que 40 anos, embora tenha se observado um aumento de sua incidências em faixas etárias mais jovens, nulíparas, com menopausa tardia, com menarca antes dos 11 anos, com histórico de câncer de mama na família (parentesco de 1º grau). (BIAZÚS et al, 2001, p.341)

Jammal, Machado; Rodrigues (2008) descrevem que a cirurgia no câncer de mama tem por objetivo promover o controle local, com a remoção de todas as células malignas presentes junto ao câncer primário, proporcionar maior sobrevida, orientar a terapia sistêmica, definir o estadiamento cirúrgico da doença e identificar grupo de maior risco de metástase à distância.
“A opção cirúrgica será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!