Artigo1 Metrologia

654 palavras 3 páginas
SENSOR INFRAVERMELHO SHARP GP2Y0A02:
ANÁLISE DE DESEMPENHO PARA SUA UTILIZAÇÃO AO MEDIR DISTÂNCIAS

Diego Vieira de Souza Feder1, Rafael Nerone Gadens2 1UTFPR, Curitiba, Brasil, diego-feder@hotmail.com
2UTFPR, Curitiba, Brasil, rn_gadens@hotmail.com

Resumo:

Sensores infravermelhos são utilizados de diversas formas, sendo uma de suas principais aplicações a medição de distâncias.
Por vezes é necessário realizar uma medida deste porte sem que haja contado direto com o objeto a ser medido. Para tal estes sensores são de suma importância.
Este artigo tem como finalidade apresentar e comparar medidas obtidas pelo módulo Sharp GP2Y0A02, em conjunto com a plataforma Arduino, e assim desenvolver uma análise de desempenho.

Palavras chave: Metrologia, eletrônica, medição infravermelho, módulo Sharp GP2Y0A02, Arduino.

1. INTRODUÇÃO
1.1. Sensor infravermelho

Sensores de infravermelho são encontrados em sistemas de alarmes, trenas eletrônicas, na robótica e na indústria. São utilizados para monitoramento de distâncias, detecção de falhas, medição de temperaturas, controle de qualidade, identificação e presença de objetos. A tecnologia de infravermelho é amplamente utilizada para a medição de distâncias normalmente quando é necessário realizar medidas sem a existência de contato direto com o mensurando.
Para a medição de distância é utilizado um sensor infravermelho ativo, que além de um receptor de radiação infravermelho possui um emissor de luz infravermelha. A medição da distância é baseada no princípio da triangulação (Figura 1).

Figura 1 (Reflexão de onda infravermelha).

O sensor emite um feixe de luz através de um diodo laser ou um LED. O feixe é refletido pelo objeto e detectado por um PSD (Positioning Sensing Device). Conforme a distância entre o sensor e o objeto o feixe incide de maneira distinta no receptor (PSD), o qual é composto por vários fotodiodos, um módulo de processamento monitora a resposta do PSD identificando assim a posição em

Relacionados

  • Pesquisa de mercado
    26084 palavras | 105 páginas
  • materiais de construção
    200035 palavras | 801 páginas